Os mandantes começaram bem na Copa Libertadores 2012. Nos dois jogos que abriram a primeira fase da competição, Arsenal de Sarandi e El Nacional venceram, pela ordem, Sport Huancayo e Libertad. O resultado mais significativo foi dos argentinos, que fizeram 3 a 0 e ficaram próximos da classificação.

Em Sarandi, o jogo não começou fácil para o Arsenal. Os argentinos não conseguiam vencer a forte compactação do meio-campo do Sport Huancayo. No entanto, na primeira grande oportunidade, o gol saiu, com Córdoba, aos 21 minutos de jogo. O segundo gol, de Zelaya, veio em uma falha da defesa peruana aos 35 minutos.

No segundo tempo, a resistência do Huancayo se esgotara e o Arsenal dominou, mesmo após a expulsão do estreante Carbonero. O terceiro gol, de Mosca, surgiu a três minutos do final. O resultado foi importante para dar tranqüilidade ao time de Sarandi, que jogará a 3.300 m de altitude no jogo de volta.

No segundo jogo da noite de terça, El Nacional venceu o Libertad por 1 a 0. O jogo foi muito prejudicado pela neblina que tomou o estádio Olímpico Atahualpa, de Quito. O gol acontceu em um raro momento que a névoa deu uma trégua. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Anangonó achou as redes com um forte chute de esquerda.

Os duelos de volta dos dois confrontos estão marcados para o dia 31.