Arsenal aproveita deslize do Tottenham e ultrapassa rivais

O Arsenal foi até o Goodison Park e fez valer seu domínio sobre o Everton, alcançando vitória valiosa para o time no Campeonato Inglês. O 1 a 0 no placar foi garantido logo no início da partida e coloca os Gunners na terceira colocação do Campeonato Inglês, ajudados pelo tropeço do rival Tottenham. Já os Toffees, sem vencer há quatro jogos, aparecem apenas em 11º.

Os londrinos saíram em busca do resultado e já aos oito minutos de jogo. Robin van Persie cobrou escanteio e Thomas Vermaelen apareceu no centro da área para cabecear ao gol. Dois minutos depois, Mikel Arteta tocou para Van Persie, que quase ampliou, dando trabalho para Tim Howard.

O Everton chegou a primeira vez aos 14 minutos, em cabeçada de Leon Osman que passou ao lado do gol. Os Gunners se impuseram no restante da primeira etapa, ainda que faltasse um pouco mais de objetividade para a equipe chegar ao segundo gol.

Royston Drenthe chegou a balançar as redes para o Everton aos 31 minutos, mas seu tento acabou anulado por um impedimento discutível. Já na última chance do Arsenal antes do intervalo, Thomas Rosicky arrematou da entrada da área e Howard foi buscar.

A melhor chance de gol dos Gunners na segunda etapa veio aos 12 minutos do segundo tempo, quando Robin van Persie carimbou a trave. Já aos 28, Aaron Ramsey exigiu boa defesa de Howard. Os Toffees esboçaram uma reação no final e Van Persie até poderia ampliar aos 37, mas coube aos visitantes controlarem a partida e garantirem os três pontos.

Agora um ponto atrás do Arsenal, o Tottenham teve dificuldades para empatar por 1 a 1 contra o Stoke City, em partida realizada em White Hart Lane. O primeiro tempo foi de controle do Tottenham, que manteve maior posse de bola e arriscou mais vezes ao gol. Porém, a pontaria dos comandados por Harry Redknapp estava pouco calibrada.

Os Spurs seguiram chutando mais após o intervalo, embora tivessem problemas para chegar mais próximos do gol do Stoke. Aos 29 minutos, Gareth Bale teve ótima oportunidade em chute de fora da área, mas acertou o travessão.

No minuto seguinte, o Stoke chegou ao empate, aproveitando jogada de bola parada. Ryan Shawcross ajeitou e Cameron Jerome escorou. Já o suado empate, enfim, veio no último minuto do tempo regulamentar. Gareth Bale cruzou da esquerda e Van der Vaart apareceu no centro da área para desviar de cabeça.

Liverpool permite virada do QPR no fim

O maior papelão da rodada, contudo, ficou reservado ao Liverpool. Os Reds abriram dois gols de vantagem sobre o Queens Park Rangers em Loftus Road, mas permitiram a virada dos londrinos por 3 a 2 nos 15 minutos finais. Na sétima colocação, Kenny Dalglish e seus comandados veem as vagas nas competições europeias ficarem mais distantes.

O bombardeio dos Reds tomou forma logo no início do encontro. Aos quatro minutos, Luis Suárez exigiu grande defesa do goleiro Patrick Kenny e, no rebote, mandou a bola para fora. Quatro minutos depois, Steven Gerrard cobrou escanteio e Suárez cabeceou, raspando a trave.

Os Reds mantinham a posse de bola e conseguiam infiltrar a área do QPR, mas tinham pouca liberdade na hora das finalizações. Já os londrinos melhoraram com a aproximação do intervalo, mas se limitavam a chutes de fora da área, que pouco incomodaram Pepe Reina.

A premiação pela insistência do Liverpool só aconteceu aos nove minutos da segunda etapa. Aproveitando sobra de bola após escanteio, Sebastián Coates emendou um lindo voleio para mandar a bola para as redes. Provando a superioridade de sua equipe, Dirk Kuyt ampliou aos 27, aproveitando rebote após chute de Stewart Downing, que, por sua vez, dominou bola na trave de Luis Suárez.

O fim do jogo, porém, pela eficiência do QPR atrás da virada, aproveitando as poucas chances de gol que teve. Aos 32, Adel Taarabt cobrou escanteio e Shaun Derry apareceu na pequena área para concluir de cabeça. Também de cabeça, Djibril Cissé anotou o segundo 15 minutos depois, agora em assistência de Taye Taiwo. Por fim, nos acréscimos, Luke Young aparou de cabeça para Jamie Mackie fuzilar de direita, garantindo a surpresa.

Confira os jogos da 29ª rodada do Campeonato Inglês:

Sábado, 17/mar
Fulham 0x3 Swansea City
Wigan 1×1 West Bromwich

Domingo, 18/mar
Wolverhampton 0x5 Manchester United
Newcastle United 1×0 Norwich City

Terça-feira, 20/mar
Aston Villa x Bolton
Blackburn x Sunderland (adiado)

Quarta-feira, 21/mar
Manchester City 2×1 Chelsea
Tottenham 1×1 Stoke City
Everton 0x1 Arsenal
Queens Park Rangers 3×2 Liverpool