A Asociación del Fútbol Argentino, AFA, anunciou neste dia 1º de janeiro um acordo com a Disney para os direitos do Campeonato Argentino em toda Latina, o que inclui o . As transmissões já começam neste sábado, dia 2, às 21h30 com Boca Juniors River Plate na ESPN Brasil (confira a Programação de TV completa do fim de semana aqui).

LEIA TAMBÉM: Alejandro Sabella deixou, acima de tudo, uma grande lição de dedicação e respeito ao futebol

Desde o dia 16 de outubro de 2020, os dirigentes da Liga Fútbol Profesional, sob o domínio da AFA, decidiram romper o com a Disney de forma unilateral, excluindo assim o Fox Sports, do grupo Disney, das transmissões.

Na reunião que foi decidido pelo rompimento, 20 dos 24 clubes apoiaram. Ficaram fora da decisão Boca Juniors, River Plate, Estudiantes e Talleres. A Disney entrou na justiça e conseguiu uma liminar que garantia a continuidade do acordo. Tudo porque queriam mais US$ 150 milhões do grupo pelos direitos.

Com o acordo selado, não só os problemas foram resolvidos como o contrato foi ampliado. Antes, ia até 2027 e agora o acordo vale até 2030. “A Asociación del Fútbol Argentino (AFA) e FSLA Holding LLC (empresa do grupo Walt Disney Company Latin America) chegaram a um acordo que coloca fim aos litígios judiciais existentes e estende até 2030 os direitos de transmissão das partidas da Liga de Fútbol Profesional (Argentina), uma das ligas de futebol mais reconhecidas no mundo”, diz comunicado da AFA.

“É uma grande satisfação para nós anunciar este acordo transcendental, porrque reforça nosso firme compromisso em fazer crescer a cada dia o ”, disse Claudio Tapia, presidente da AFA, que comandou a trapalhada ação contra a Disney lá em outubro. “Nossos jogadores e campeonatos são admirados em todo o mundo e estamos entusiasmados que uma companhia do prestígio da Disney se associe conosco no desafio de seguir estendendo o magnetismo que nosso querido futebol conseguiu durante tantas décadas”, continuou o dirigente.

“Este acordo é consistente com nosso compromisso de oferecer conteúdos mais relevantes, colocando sempre o consumidos no centro da equação”, afirmou Diego Lerner, presidente do The Walt Disney Company Latin America. “É uma honra para nós trabalharmos junto à AFA e aos clubes, desenvolvendo uma nova relação, apoiando o futebol argentino e fazendo o melhor que sabemos fazer: agregar valor ao esporte que mais apaixona os argentinos”.

Segundo informado pelo grupo Disney do Brasil à Trivela, os jogos do Campeonato Argentino serão transmitidos nos dois canais esportivos do grupo no país, ESPN e Fox Sports. Começa neste dia 2 de janeiro, com o Superclasico.

O Campeonato Argentino tende a ser uma atração bastante interessante e que fazia muita falta à grade de programação esportiva no Brasil. O futebol argentino é um dos mais interessantes de se assistir e certamente um produto que atrai muito a atenção de quem gosta de futebol. É uma liga forte, com muitos times importantes e que tende a ter muitos duelos interessantes, até pelo equilíbrio que costuma ter.

Na TV

: Boca Juniors x River Plate
Sábado, 2 de janeiro, 21h30 – ESPN Brasil
Confira mais na Programação de TV