Ninguém aqui tem obrigação de gostar da Argentina. Nem de desgostar. Se você gosta de nutrir a rivalidade com nosso maior vizinho, vá em frente. Se prefere admirar a cultura futebolística peculiar deles, também. Mas uma coisa você tem obrigação, todos temos: reconhecer que os caras são os melhores do mundo em propaganda envolvendo o futebol. Melhores que nós, brasileiros, e melhores que os europeus. Porque eles não têm sempre a melhor tecnologia, os cenários mais bonitos, mas eles sabem como mostrar o sentimento do torcedor.

O Impedimento publicou a mais nova jóia da publicidade argentina, um comercial da Quilmes mostrando por que os torcedores podem usar de clubes europeus à vontade, que nunca será a mesma coisa que a do seu time local. Não vou publicar o vídeo aqui e furar o olho do pessoal lá do Impedimento. Isso não é legal, ainda mais com os amigos.

Por isso, recomendo fortemente que você clique aqui e veja. Mas, para você ter certeza que os argentinos estão realmente um degrau acima do resto do mundo, montei rapidamente essa coletânea de propagandas. Elas atingem direto o dia a dia do torcedor, em diversos temas. Há sobre…

…como todo boleiro tem, no fundo, um pouco de jogador frustrado.

…a agonia do torcedor que vê seu time perto do rebaixamento.

…a garota que acha que o namorado não sabe mostrar emoção.

…como é a vida de clubes pequenos.

…como perdemos a noção das coisas de tanto pensar em futebol.

…como os outros podem ser melhores em várias coisas, mas não no futebol.