Depois de vencerem suas primeiras partidas na fase de grupos da Europa League 2011/12, Athletic Bilbao e Paris Saint-Germain se enfrentam nesta quinta-feira. O jogo, válido pelo Grupo F da competição continental, acontece no tradicional estádio de San Mamés, em Bilbao.

O encontro coloca frente-a-frente duas equipes com políticas bastante diferentes quanto à gestão de seus elencos. O Athletic, com seu grupo de atletas inteiramente nascido no País Basco, aposta nos valores formados por suas divisões de base, como os atacantes Fernando Llorente e Iker Muniain.

Os Leões, porém, não vem de uma sequência muito boa: são três jogos sem vitória. O técnico Marcelo Bielsa, que foi a grande novidade do time na pré-temporada, ainda não conseguiu uma boa sequência. Para a partida, o argentino não conta com os meio-campistas Ander Herrera e Igor Martínez, ambos machucados.

Já o PSG vem turbinado pelos petrodólares de seu novo dono e é um dos favoritos ao título do torneio. Javier Pastore, contratado em agosto por 42 milhões de euros, é o destaque. Outro que deve chamar atenção durante a partida é o brasileiro Nenê, autor de um dos gols na primeira partida dos parisienses na Liga Europa. Menéz e Gameiro se recuperam de lesão e não vão para o jogo, assim como os contundidos Sakho e Hoarau.

Em outra partida que chama atenção na rodada, o Sporting recebe a Lazio no estádio José Alvalade. Após se recuperarem de um mau início no Campeonato Português, os Leões tentam a segunda vitória na Liga Europa. Já os Biancocelesti, que também não empolgam no início do Italiano, buscam a reabilitação, após apenas empatarem com o Vaslui na estreia.

A grande novidade do time treinado por Edy Reja é o atacante Miroslav Klose. O alemão era dúvida depois de sofrer uma contusão nos treinos, mas foi liberado pelos médicos. Zauri, por sua vez, foi expulso na primeira rodada e cumpre suspensão. Biava, Radu, Mauri e Álvaro González, todos machucados, ficam de fora.

No Sporting, o técnico Domingos Paciência precisa superar os vários problemas médicos de sua equipe. Elias, Jéffren e Pereirinha são dúvidas, enquanto Marat Izmailov e Alberto Rodríguez permanecem no departamento médico.

Besiktas sem Hugo Almeida contra o Stoke

No Britannia Stadium, o Stoke City enfrenta o Besiktas, dono da maior goleada na primeira rodada. Hugo Almeida, autor de dois dos cinco tentos contra o Maccabi Haifa, é o principal desfalque. Já os ingleses mantém suas esperanças em Peter Crouch, que marcou seu primeiro gol pelo clube no final de semana, contra o Manchester United.

Pelo Grupo I, o Celtic recebe a Udinese tentando se recuperar da derrota na estreia contra o Atlético de Madrid. A grande ausência dos escoceses para a partida é o capitão Scott Brown, que está machucado. Pelos italianos, o brasileiro Barreto também fica fora de combate.

Por fim, outras quatro partidas contam o confronto de equipes que venceram as suas estreias: Rapid Bucaresti x PSV; Metalist x AZ Alkmaar; Braga x Clube Brugge; e Lokomotiv Moscou x Anderlecht.

Confira os jogos desta quinta-feira pela Liga Europa 2011/12:

Grupo A
Rubin Kazan-RUS x PAOK-GRE
Tottenham-ING x Shamrock Rovers-IRL

Grupo B
Vorskla Poltava-UCR x Hannover 96-ALE
Standard Liège-BEL x Kobenhavn-DIN

Grupo C
Legia Varsóvia-POLx Happoel Tel-Aviv-ISR
Rapid Bucaresti-ROM x PSV-HOL

Grupo D
Vaslui-ROM x Zürich-SUI
Sporting-POR x Lazio-ITA

Grupo E
Maccabi Tel-Aviv-ISR x Dynamo Kiev-UCR
Stoke City-ING x Besiktas-TUR

Grupo F
Red Bull Salzburg-AUT x Slovan Bratislava-ESQ
Athletic Bilbao-ESP x Paris St. Germain-FRA

Grupo G
Metalist-UCR x Az Alkmaar-HOL
Malmö-SUE x Austria Viena-AUT

Grupo H
Braga-POR x Club Brugge-BEL
Maribor-ESL x Birmingham-ING

Grupo I
Celtic-ESC x Udinese-ITA
Rennes-FRA x Atlético de Madrid-ESP

Grupo J
Schalke-ALE x Maccabi Haifa-ISR
AEK Larnaca-CHP x Steaua Bucaresti-ROM

Grupo K
OB-DIN x Fulham-ING
Twente-HOL x Wisla Cracóvia-POL

Grupo L
Lokomotiv Moscou-RUS x Anderlecht-BEL
AEK Atenas-GRE x Sturm Graz-AUT