Após ataque cardíaco em campo, Muamba se aposenta

Meio-campista do Bolton anunciou que não irá continuar a carreira, depois de cinco meses do ataque cardíaco em um jogo da FA Cup

O meio-campista Fabrice Muamba anunciou a sua aposentadoria do futebol profissional. O jogador, que teve um ataque cardíaco em campo há cinco meses e teve que ficar internado e passar por cirurgia, decidiu não continuar a carreira.

O jogador, de 24 anos, teve um ataque cardíaco durante a partida contra o Tottenham, pela FA Cup, em março. O coração do francês parou por 78 minutos antes de ser reanimado, de forma rara, e não ter sofrido com nenhuma sequela. Muamba ficou internado no London Chest Hospital.

Muamba recebeu alta do hospital no dia 16 de abril, surpreendendo pela recuperação incrível. O jogador chegou a dizer que esperava voltar ao futebol profissional, mas depois da cirurgia pela qual passou na semana passada, os médicos informaram que o jogador deveria abandonar a carreira.

“Desde sofrer o ataque no coração e ser liberado do hospital, eu permaneci otimista e acreditava que eu poderia voltar a jogar pelo Bolton novamente”, disse Muamba. Como parte da minha recuperação, na semana passada eu viajei para a Bélgica para ter conselhos médicos do meu cardiologista. Mas as notícias que eu recebi não foi obviamente o que eu esperava e isso significa que agora eu anuncio a minha aposentadoria do futebol profissional”, declarou o jogador.

“Futebol tem sido a minha vida desde que eu era um garoto e isso me deu muitas oportunidades. Acima de tudo, eu amo o jogo e acho que sou muito sortudo de ter sido capaz de jogar no mais alto nível”, disse ainda o jogador.

“Apesar as notícias serem devastadoras, eu tenho muito a agradecer. Eu agradeço a Deus por eu estar vivo e eu agradeço novamente ao grupo médico que nunca desistiu de mim. Eu gostaria também de agradecer a todo o apoio que tive durante minha carreira e os torcedores do Bolton foram incríveis. Eu sou abençoado por ter o apoio da minha família e amigos nesse momento”, declarou ainda o agora ex-jogador.

Muamba chegou à Inglaterra vindo do Congo quando tinha 11 anos e foi para as categorias de base do Arsenal em 2002. Chegou a fazer dois jogos pelos Gunners antes de ir para o Birmingham, por empréstimo, em 2006. Muamba foi comprado pelo time e o Bolton contratou o jogador em 2008. Foram 148 jogos pelo Bolton, com quatro gols marcados.