Após 66 jogos oficiais sem vitória, Andorra bate Hungria, no maior resultado da sua história

Esta é apenas a quinta vitória da história do pequeno país, e a segunda em partidas competitivas

A primeira competição oficial que Andorra disputou foi a Eliminatória para a Eurocopa de 2000. Em setembro de 1998, estreou perdendo para a Armênia, por 3 a 1. Depois disso, disputou mais 96 partidas competitivas – 49 pelo classificatório para o torneio europeu, 47 para tentar vaga na Copa do Mundo – e só havia conseguido uma vitória até esta sexta-feira, quando alcançou o maior resultado da sua história, batendo a Hungria, em casa por 1 a 0.

LEIA MAIS: Com recorde de Sneijder, Holanda goleia Luxemburgo, mas situação ainda é delicada

Não é difícil chegar a essa conclusão: a vitória sobre a Hungria é apenas a quinta da história da seleção de Andorra. O país ganhou da Macedônia, também por 1 a 0, em outubro de 2004, nas Eliminatórias para a Copa da Alemanha. Os outros três triunfos vieram em amistosos: 2 a 0 em Belarus, Albânia e San Marino.

A Hungria é o pais de maior estatura da seleta lista de equipes que conseguiram perder para a seleção de um país cuja população inteira – aproximadamente 70 mil pessoas, segundo o Banco Mundial – caberia confortavelmente no Maracanã não apenas pelo seu passado glorioso, mas também pelo presente, que não é tão ruim assim.

A Hungria ficou entre as 16 melhores equipes da Eurocopa do ano passado, com direito a uma vitória sobre a Áustria e um eletrizante empate com o eventual campeão Portugal. Foi eliminada pela Bélgica nas oitavas de final. No Grupo B, tinha duas vitórias, um empate e duas derrotas, para os portugueses e para a Suíça. Fez 4 a 0 em Andorra no primeiro turno.

Mas não foi párea para Andorra. Aos 26 minutos, Jesus Rubio cruzou da direita para a segunda trave, e Marc Rebés, cabeceou por cobertura, enganando o goleiro Gulácsi. A Hungria deu 12 chutes a gol, oito certos, mas não conseguiu superar a defesa de Andorra e ficou sem o empate.

O mais curioso de tudo é que esta é a terceira partida seguida em que Andorra não é derrotada: a seleção venceu o amistoso contra San Marino, em fevereiro, ficou no 0 a 0 com Ilhas Faroe, em março, e agora conseguiu a maior vitória de sua história, no 98º jogo oficial, contra a Hungria.