Quem somos

Somos um site que existe desde 1998 feito por pessoas que amam futebol e que busca tratar do assunto de forma fácil, com visão crítica e profundidade para quem também é apaixonado por futebol. Nascemos como site, mas nos tornamos uma plataforma de conteúdo, com podcast e vídeos. Queremos sobreviver, mas também ir além: fazer mais conteúdo, falar sobre mais assuntos, produzir mais especiais, mais podcasts, mais vídeos. E só poderemos sobreviver com o apoio de quem gosta do nosso conteúdo.

SEJA NOSSO APOIADOR! APOIA.SE/TRIVELA

Acreditamos que o futebol é entretenimento, mas vai além disso: é uma manifestação cultural, social e política, deve ter diversidade, ser inclusivo e ser uma atividade importante para a economia. Queremos levar diversão a quem é apaixonado por futebol, assim como queremos que nosso público seja nutrido com informações de qualidade. É este o jornalismo que acreditamos, que pode ser divertido, mas também deve ser interessante e informativo.

Por que criamos a atual campanha

O jornalismo vive uma crise no seu modelo de negócio. Durante muito tempo, a publicidade pagava as contas dos veículos. Atualmente, isso é cada vez mais difícil, ainda mais em um veículo pequeno como o nosso. Isso tem estrangulado as nossas capacidades.

Já tivemos que reduzir a operação e, para evitar que o site fechasse, as três pessoas que restaram no site decidiram abrir uma empresa para não depender de mais ninguém para fazer a Trivela. Felipe Lobo, Leandro Stein e Bruno Bonsanti são os editores e sócios da Trivela, além de Leonardo Escudeiro, nosso redator direto da França. São as pessoas que mantém o site funcionando como você vê hoje.

Precisamos de recursos para sobreviver de modo completamente independente. E para isso, esta campanha no Apoia.se é fundamental para que nossa história não acabe em 2020. Consideramos outras hipóteses, como, por exemplo, fechar o conteúdo do site apenas para assinantes. Depois de muita discussão, chegamos à conclusão que preferimos um tipo de apoio que seja construtivo e sem o limitador do paywall. Porque entendemos que somos, acima de tudo, uma comunidade de apaixonados por futebol.

Nós fazemos as matérias que gostaríamos de ler e, por isso, somos tão apaixonados pela Trivela. Porque somos, antes de tudo, leitores. Nos frustramos por não conseguir fazer tudo que queremos a imaginamos, mas também ficamos felizes quando conseguimos fazer os conteúdos relevantes que, orgulhosamente, apresentamos para quem nos acompanha.

Já tentamos outros modelos de financiamento coletivo, que não obtiveram os resultados que esperávamos. O Trivela FC foi a tentativa em 2016, em um modelo que ficou longe do ideal, e quase não sobrevivemos ao final daquele ano. Depois, o Padrim, já em 2018, quando montamos um projeto aprendendo com os erros anteriores. Apesar do esforços de todos nós, Trivela e Padrim, também não conseguimos os resultados esperados e buscamos com quem mais importa as respostas para seguir em frente: com vocês, leitores. Uma pesquisa nos deu mais elementos para entender qual caminho seguir.

Fizemos um balanço sobre tudo que aconteceu para podermos lançar este programa, com todo suporte do Apoia.se, e termos um projeto sólido e consistente que nos permita seguirmos funcionando por anos e anos.

Busca de parceiros comerciais relevantes

Continuamos também buscando parcerias comerciais, com projetos de publicidade que sejam interessantes e que possam nos dar mais recursos. Estamos constantemente buscando marcas que acreditem no que fazemos para tentar novas formas de parcerias comerciais, que vão além do simples banner e que possamos fazer mais. Sabemos que a curto e médio prazo, esse tipo de parceria será importante para conseguirmos nos manter funcionando.

Nossa experiência deixou claro também que os projetos comerciais, na maioria das vezes, estão muito vinculados pura e simplesmente à audiência e, por isso, há uma preferência por grandes portais ou grandes influenciadores.

Somos um site importante e com audiência relevante dentro do nosso segmento, onde também somos influenciadores. Acreditamos no nosso conteúdo, seja na mídia que for, e na sua capacidade de formar algo relevante para as empresas que acreditam em nós.

Acreditamos em bons projetos, mas sabemos que não podemos depender apenas deles para sobreviver, sob o risco de termos meses sem conseguir pagar as contas. Até por isso, a nossa ideia é diversificar as receitas. E, com o financiamento, queremos depender menos de projetos comerciais, que variam muito ao longo do ano, e mais do que isso: queremos construir um novo modelo de negócio, em que as empresas não sejam meros anunciantes, mas que sejam parceiros que possamos construir conteúdos de marca relevantes para o nosso público, que seja muito mais eficiente que os canhões disparados na grande mídia.

Temos mais de 1,4 milhão de pageviews por mês, além de 430 mil usuários únicos mensalmente. O nosso tempo médio de permanência é de mais de 2 minutos. Nosso público tem entre 25 a 34 anos (50%) e 35 a 44 anos (21%). O nosso podcast tem média de 5 mil ouvintes por episódio. Temos 16,9 mil seguidores no Instagram23 mil seguidores no Youtube, mais de 81 mil seguidores no Facebook e mais de 181 mil seguidores no Twitter. Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo [email protected]

SEJA NOSSO APOIADOR! APOIA.SE/TRIVELA