Apesar do aumento de casos de Covid-19 na Itália, Serie A diz que não há chance de parar

Apesar do aumento de casos de COVID-19 na Itália, dirigente diz que não há chance de nova paralisação porque a liga segue "protocolo mais rígido da Europa"

O presidente da Lega Serie A, que dirige o Campeonato Italiano, Paolo Dal Pino, afirmou que a liga do país não irá parar de novo por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, o futebol do país tem “o mais estrito protocolo na Europa” e não irá arriscar outra paralisação. Há uma preocupação com o aumento de casos em todo continente e também nos próprios clubes do país, que têm jogado bastante desfalcados em alguns casos. O dirigente pediu ajuda do governo italiano.

[foo_related_posts]

“Nós temos que fazer o nosso trabalho, mas diante dos €600 milhões perdidos por causa das restrições, nós pedimos por novas medidas”, afirmou Dal Pino em entrevista ao La Politica nel Pallone, citado pelo Calcio e Finanza. “Nós pedimos pelo adiamento de termos de pagamento. Não queremos roubar dinheiro do Estado. O problema é que nem o abaixo-assinado, nem o presidente da FIGC, [Gabriele] Gravina, nunca receberam qualquer resposta do governo”.

“Eu espero mais sensibilidade, atenção e cuidado, porque há 32 milhões de italianos que acompanham este esporte”, continuou o dirigente, cobrando as autoridades. Apesar das preocupações, ele insiste em dizer que não há qualquer risco do Campeonato Italiano ser paralisado de novo.

Há um temor que o novo aumento de casos na Itália leve a novas medidas restritivas. O crescimento de casos de coronavírus relatado é enorme. No dia 30 de outubro, foram registrados 1.850 novos casos. Neste domingo, dia 15, o número de casos registrados no dia foi de 33.777, segundo a Universidade John’s Hopkins. Uma tendência que vem crescendo constantemente.

O número de mortes tem acompanhado o aumento de casos. No dia 30 de outubro, morreram 19 mortes causadas pela Covid-19. Já no dia 15 de novembro, o número de mortes foi de 546. Por isso, a situação tem se tornado preocupante e novas medidas restritivas estão sendo avaliadas.

“Eu não vejo razão que possa nos levar a parar o campeonato”, disse Dal Pino. “Nós temos o protocolo mais estrito da Europa, concordado e aprovado pelo Ministério da Saúde. Nós temos o respeitado sempre e onde houve dúvidas, os promotores investigaram. Desde maio, nós começamos novamente de um modo exemplar e nós perguntamos à Federação Médica Esportiva para propor um protocolo que é ainda mais severo, se possível. Nós não podemos fazer mais do que isso”.

O Campeonato Italiano parou depois da 26ª rodada, nos dias 8 e 9 de março. Foi retomado no dia 22 de junho, com a 27ª rodada. A liga foi até o dia 2 de agosto, um domingo. A nova temporada começou pouco tempo depois, no dia 19 de setembro. O calendário será apertado, mas está marcado  para terminar a temporada no dia 22 de maio de 2021, a tempo de parar tudo antes da Eurocopa, que começa em junho de 2021.