A Commerzbank Arena, palco de bons jogos na última Liga Europa, ajudou a reabrir a fase de grupos do torneio continental em grande estilo. Eintracht Frankfurt e Arsenal fizeram, logo de cara, um dos melhores confrontos possíveis no torneio. E foi um belíssimo embate, por mais que o placar tenha pendido bastante aos Gunners. Os alemães incomodaram os visitantes, com mais posse de bola e mais finalizações. Porém, o time de Unai Emery se mostrou bem mais eficiente e, em vantagem numérica nos minutos finais, conseguiu alargar o placar. O garoto Bukayo Saka terminou como destaque na imponente vitória por 3 a 0.

Apesar da força do Arsenal, o Eintracht Frankfurt não se intimidou. As Águias partiram para cima e foram mais ofensivas desde os primeiros minutos. Tinham mais posse de bola e forçavam as boas defesas do goleiro Damián Martínez. No entanto, os Gunners encaixaram com mais frequência seus contragolpes e criaram chances mais claras. O primeiro gol saiu aos 38, numa dessas arrancadas. Saka limpou a marcação no meio e abriu com Joe Willock – outro de atuação inspirada. O meia invadiu a área e, mesmo pressionado, teve a sorte de vencer o goleiro Kevin Trapp num chute que desviou na marcação.

Na volta para o segundo tempo, o Eintracht Frankfurt mantinha a iniciativa, mas também encontrava dificuldades para romper a marcação do Arsenal. Os Gunners conseguiam neutralizar os alemães, muito graças à boa atuação de Martínez, e asseguravam a vantagem. Granit Xhaka quase ampliou em cobrança de falta que bateu no travessão. Todavia, o duelo só se abriu aos ingleses depois dos 35, quando Dominik Kohr recebeu o segundo cartão amarelo. Então, com o meio-campo aberto, a equipe de Unai Emery matou o jogo.

Saka fez o dele aos 41, ao receber no meio e acertar um preciso chute de fora da área, no cantinho. Dois minutos depois, o novato entregaria o terceiro para Aubameyang. Roubou a bola e deixou o gabonês na cara do gol, apenas para tirar do alcance de Trapp. Diante da sequência ruim na Premier League, o Arsenal ganhou motivos para se animar, especialmente pela maneira como algumas das promessas testadas corresponderam.

Cria da base, Saka começou a ganhar suas primeiras oportunidades na equipe principal durante a última temporada, mas ainda não tinha contribuído com gols ou assistências. A atuação em Frankfurt indica que o garoto de 18 anos merece ganhar mais minutos com Unai Emery. Nome frequente nas seleções de base da Inglaterra, conseguiu resolver uma partida que poderia ser muito mais difícil aos Gunners.

O resultado esteve longe de fazer jus ao que foi a campanha do Eintracht Frankfurt na temporada passada, mas não deve ser visto como catastrófico. As circunstâncias contribuíram, embora realmente a equipe tenha ficado devendo ofensivamente. As Águias ainda podem se impor contra os outros oponentes da chave. Na partida complementar desta quinta pelo Grupo F, o Standard de Liège venceu o Vitória de Guimarães por 2 a 0, na Bélgica.