Ao estilo videogame e com “Rhythm is a dancer”, Fifa celebra os 30 anos da Copa de 1990 com série de vídeos

Iniciativa World Cup at Home, feita durante a quarentena, traz agora conteúdo focado na Copa de 90, que faz aniversário de 30 anos

A Copa do Mundo de 1990 faz aniversário de 30 anos, como você já sabe pelos textos que publicamos por aqui. A Fifa, então, resolveu celebrar com uma iniciativa interessante: uma série de vídeos sobre aquele Mundial na Itália, que incluirá jogos na íntegra, melhores momentos estendidos e documentários. Tudo isso com um estilo de videogame, além de uma música típica daquele início dos anos 1990, Rhythm is a dancer, do grupo Snap! – que, porém, só seria lançada dois anos depois da Copa, em 1992. Apesar disso, a música realmente é um símbolo da época. Dê o play aí e continue lendo!

[foo_related_posts]

A partir deste dia 29 de junho até o dia 8 de julho, data da final, serão divulgados conteúdos dos mais diversos nas plataformas de mídias sociais da Fifa, como o Youtube. Aquela Copa foi marcante por vários motivos, como as camisas chamativas, cabelos esvoaçantes e vídeos que te farão viajar no tempo. A Fifa descreve aquele Mundial como “um torneio que definiu a primeira geração de videogames e onde o futebol moderno nasceu”.

Entre as mudanças significativas que foram feitas depois daquela Copa, muito influenciada por ela, foi o fim da permissão para recuar para o goleiro – algo muito utilizado por vários dos times como forma de gastar o tempo. Esta foi uma das mudanças mais significativas e impactantes do futebol, tanto que a escolhemos como uma das cinco regras que mudaram o futebol neste vídeo, de 2016.

A citação sobre os videogames também é bastante relevante. A Copa do Mundo de 1990 foi a primeira a ter um jogo dedicado a ela, embora tenha passado completamente despercebido no Brasil. Contamos esta história no vídeo de 7 games de futebol que marcaram época.

“Itália 1990 marcou não apenas a minha carreira, mas a carreira de toda uma geração de jogadores. E foi também memorável para os torcedores a redor do mundo. É maravilhoso que a Fifa tenha decidido celebrar o aniversário de 30 anos de um torneio tão icônico, com tantas estrelas ao usar a tecnologia e as plataformas de hoje, assim os torcedores podem reviver as imagens e sons daquela Copa do Mundo”, disse à Fifa o ex-goleiro argentino Sergio Goycochea.

Goycochea tem mesmo muito a comemorar naquela Copa. Reserva, ele foi chamado a campo quando o titular, Nery Pumpido, quebrou a perna no segundo jogo, contra a União Soviética. No primeiro jogo, ele tinha falhado no gol de Camarões. Goycochea entrou e fez diferença nas classificações contra Iugoslávia e Itália, nos pênaltis. Não conseguiu impedir o gol de Andreas Brehme na final, que foi de pênalti – e uma penalidade bem contestada.

Toda a estética que a Fifa criou lembra dos famosos arcades – ou fliperamas, como chamamos por aqui. Combina, porque as imagens pixelizadas das transmissões de 30 anos atrás são um pouco assim. Mas é ótimo que a Fifa possa resgatar esses jogos, com alguns elementos novos – como o relógio do jogo contínuo, algo que não era comum naquela época.

Será possível reviver alguns dos destaques daquela Copa, como Diego Maradona, em uma Copa lutado contra as lesões e com um time tecnicamente bastante aquém da sua qualidade de melhor jogador do mundo na época. Tem ainda Andreas Brehme, autor do gol na final, e Lottar Matthäus, o craque da Alemanha. Tem também Roberto Baggio fazendo um grande Copa, além de Roger Milla. Tem também o artilheiro daquela Copa, Salvatore Schillaci, o craque Paul Gascoigne e muito mais.

Além dos jogos na íntegra e melhores momentos estendidos, haverá também o filme da Copa 1990, chamado de “Soccer Shootout”, que já estreia neste dia 29. Também haverá um bate-papo com duas estrelas daquela Copa em um jogo épico: Gary Lineker, da Inglaterra, e Jürgen Klinsmann, da Alemanha, lembrando do que foi aquela semifinal em Turim, que a Alemanha venceu de forma dramática.

Portanto, preparem-se para muitas bigodeiras, cabeleiras, camisas exóticas e muito drama nesta Copa do Mundo. Prepare-se com o vídeo que a Fifa divulgou da iniciativa, que nos imerge em um jogo de videogame. O vídeo de introdução está abaixo. E o primeiro vídeo da série está logo em seguida.

Top 10 de gols

O primeiro vídeo da série é um Top 10 de gols daquela Copa do Mundo. Confira:

Filme oficial da Copa 1990

O segundo vídeo da série é do filme oficial da Copa. Os filmes são sempre divertidos de ver, trazem uma visão interessante sobre a Copa do Mundo. A estreia é já nesta segunda, 29: