Antony Silva pegou um pênalti nos acréscimos e garantiu a vitória do Paraguai na visita à Venezuela

O Paraguai começou as Eliminatórias com uma partida eletrizante, apesar do empate em casa contra o Peru. Já nesta terça, o time de Eduardo Berizzo conquistou o seu primeiro triunfo também com doses elevadas de emoção. A partida contra a Venezuela seria repleta de chances, e os guaranis eram superiores em Mérida. Na reta final do segundo tempo, Gastón Giménez anotou o gol que construiu o placar de 1 a 0. Ainda assim, a vitória só seria garantida nos acréscimos. Escolhido no lugar de Gatito Fernández, que sentiu nos treinos, o goleiro Antony Silva fez toda a diferença e defendeu um pênalti no desfecho da noite.

Melhor nos primeiros minutos, o Paraguai acertaria o travessão aos nove, em pancada de Gastón Giménez de fora da área. Os visitantes dominavam a partida e apertavam no ataque, mas faltava um pouco mais de capricho na conclusão. Alberto Espínola também assustaria numa cabeçada para fora, enquanto Ángel Romero exigiu boa defesa de Wuilker Faríñez cobrando falta. A Venezuela só cresceu depois dos 30 e também pararia no travessão, em petardo de Romulo Otero batendo falta.

O segundo tempo voltaria com o Paraguai mais aceso e Faríñez salvando o gol de Andrés Cubas. A pressão se mantinha e, quando teve um respiro, a Venezuela chegou a balançar as redes. Aos 19, depois de cobrança de escanteio, Otero cruzou na medida e Yangel Herrera completou de cabeça no segundo pau. Entretanto, por um toque no braço do volante, o tento acabaria anulado após revisão do VAR.

A partida era aberta. Ainda que o Paraguai mantivesse mais controle sobre a bola, a Venezuela seria suficientemente perigosa no jogo aéreo. Antony Silva começaria a aparecer aos 33, com uma defesa milagrosa após cabeçada forte de Sergio Córdova. E o lance se provaria fundamental, já que o tento da vitória aconteceu sete minutos depois. Em jogada que nasceu a partir de um ótimo lançamento de Junior Alonso, Espínola avançou pela direita e cruzou para trás. Giménez pegou a bola rasteira de primeira, sem chances a Faríñez.

Na reta final da partida, a Venezuela tentou pressionar pelo empate. Um dos substitutos, Yeferson Soteldo participou de algumas boas jogadas. E a chance de ouro da Vinotinto aconteceu nos acréscimos, em pênalti de Gustavo Gómez sobre Rolf Feltscher. Yangel Herrera assumiu a cobrança e buscou o canto, mas Antony Silva acertou o lado da batida e realizou a defesa que valeu os três pontos ao Paraguai.

O Paraguai assume provisoriamente a segunda colocação nas Eliminatórias, com quatro pontos. Enfrentou um adversário mais fraco, mas arrancou um placar valioso fora de casa. Já a Venezuela acumula a segunda derrota, com dificuldades para reproduzir o futebol sólido dos tempos de Rafael Dudamel, embora o resultado estivesse em sua mira nesta terça.

Venezuela x Paraguai (Fonte: Soccerway)

https://www.youtube.com/watch?v=_L_gjYrKZoU

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore