Na noite de quinta-feira (12), algumas horas depois de o presidente da França, Emmanuel Macron, fazer um pronunciamento à população, anunciando medidas para frear a disseminação do Coronavírus, a Federação Francesa anunciou a suspensão do futebol amador no país. Já na manhã desta sexta-feira (12), foi a vez de a Liga de Futebol Profissional (LFP), organizadora das duas primeiras divisões francesas, decretar a paralisação também da Ligue 1 e da Ligue 2.

Inicialmente, a LFP havia determinado a realização de jogos com portões fechados até 15 de abril, mas, com a situação escalando rapidamente, e após o pronunciamento de Macron, a rodada do fim de semana foi cancelada.

A organizadora das duas primeiras divisões da França preferiu não determinar uma data de retorno das competições, anunciando que a decisão desta sexta-feira é válida “até novo aviso”. Em teoria, analisará a progressão do combate à pandemia para, então, ponderar qual será o momento de retornar aos gramados.

A decisão foi tomada depois de uma reunião de emergência de um conselho de administração na manhã desta sexta-feira.

A Liga de Futebol Profissional anunciou na sexta-feira a suspensão da Ligue 1 e Ligue 2 até novo aviso com efeito imediato, o que significa que a 29ª rodada dos jogos da L1 e L2 não será disputada neste fim de semana. A LFP afirmou que a escolha foi unânime e que “o interesse coletivo deve ser colocado acima de tudo”.

Antes da determinação da LFP, o sindicato de jogadores profissionais de futebol da França, a UNFP, havia expressado seu desejo de que todas as competições fossem adiadas.

Algumas horas depois da decisão da LFP, o PSG tomou uma medida particular e determinou a interrupção de todas as atividades de sua equipe profissional até novo aviso, embora nenhum de seus atletas tenha apresentado sintomas do Covid-19. Os atletas profissionais e das categorias de base receberam a ordem de ficar em casa, e o CT de Camp des Loges foi fechado.

Com a suspensão da Ligue 1 e da Premier League na manhã desta sexta-feira, além da paralisação dos torneios continentais da Uefa, Champions League e Liga Europa, a única grande competição que ainda não anunciou sua suspensão é a Bundesliga, que, por ora, terá rodada normal neste fim de semana, incluindo um clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04, de portões fechados.