O Levante não é dos adversários mais duros, sobretudo quando você é o Barcelona e joga em casa. Ainda assim, qualquer vitória aqui seria bem recebida, visto que Quique Setién vive seu início de trabalho pela equipe culé e precisa de resultados para respaldar o estilo de jogo que deseja implementar. Neste domingo (2), teve a Messi e Ansu Fati a agradecer. Com assistências do camisa 10 e gols do garoto, o Barça venceu por 2 a 1 – não convenceu, é verdade, mas uma coisa de cada vez.

Sem Suárez, que operou o joelho no mês passado e deverá voltar só ao fim da temporada, o Barcelona precisava reforçar seu ataque. Não o fez e ainda negociou Carles Pérez com a Roma. Setién deu a entender que não queria ter liberado o jovem sem garantir um reforço para o setor, mas agora é tarde para lamentar. O técnico precisa dar um jeito com o que tem, e o doblete de Ansu Fati neste domingo é uma boa resposta a esta demanda.

O garoto, de apenas 17 anos, já vinha sendo alvo de dúvidas recentemente por sua falta de gols em La Liga. Depois de um início estrondoso, com dois gols em suas três primeiras partidas pela competição, Fati passou nove jogos sem marcar. Respondeu aos questionamentos em um intervalo curtíssimo, de menos de 120 segundos.

Aos 30, recebeu passe fantástico de Messi, quebrando as linhas do Levante, e bateu na saída do goleiro Aitor para abrir o placar. Em seguida, aos 31, o argentino prendeu a bola na entrada da área, foi se livrando da marcação e atraindo os adversários antes de soltar a bola no momento certo para o garoto. Fati trouxe a bola para a perna esquerda e bateu cruzado, entre as pernas do arqueiro.

Semedo chegou perto de ampliar para 3 a 0 aos 36 do primeiro tempo. Lançado também por Messi, deixou um marcador no chão, driblou um segundo e finalizou forte, no travessão. Aos 45, o português serviu Griezmann, e o camisa 17 desperdiçou chance incrível, na pequena área, mandando rente à trave esquerda.

Segundo o perfil oficial do Barcelona no Twitter, Ansu Fati, aos 17 anos e 94 dias, é o jogador mais jovem a marcar dois gols em uma partida do Campeonato Espanhol.

Apostando no contra-ataque, o Levante levou mais perigo ao Barça nos dez primeiros minutos do segundo tempo do que em toda a primeira etapa. Primeiro com Morales, forçando Ter Stegen a uma boa defesa após chute forte. No rebote, Rochina perdeu chance incrível, isolando a bola por cima do gol. Depois, com ótima troca de passes que viu Morales deixar Melero em condições de marcar. O alemão, mais uma vez fez ótima defesa. A melhor delas, no entanto, veio aos 23 da etapa final, quando Ter Stegen espalmou chute potente e alto de Hernani.

Messi, aos 27, quase alcançou o 3 a 0 em grande jogada individual, mas parou em boa defesa de Aitor. Um pouco antes, Fati havia ousado em sua tentativa de buscar o triplete: virou uma bicicleta dentro da área, mas não pegou como queria na bola, mandando-a para a linha de fundo, longe do gol.

O Levante, por sua vez, viu sua insistência render frutos – porém, era tarde demais. Aos 47 do segundo tempo, depois de escanteio afastado pela defesa do Barça, Rochina acertou uma bomba de fora da área e marcou o gol de honra dos visitantes. A bola foi em cima de Ter Stegen, mas, por sua velocidade e pela presença de tanta gente na frente do alemão, é difícil apontar o dedo e cravar falha.

Standings provided by Sofascore LiveScore

Independentemente de como aconteceu, o importante a Setién é que a vitória veio e que a distância para o líder Real permaneceu em três pontos. É o segundo triunfo seguido, depois do 5 a 0 sobre o Leganés no meio da semana, pela Copa do Rei. Essa pequena sequência é uma resposta relativamente boa à derrota incontestável para o Valencia por 2 a 0, na semana passada.

Buscando restabelecer o estilo de jogo consagrado na última década pelo Barça e perdido com os últimos treinadores, Quique Setién é cercado de questionamentos quanto à sua capacidade de comandar uma equipe com tantas estrelas e cobrança. Tendo difíceis jogos pela frente, contra Athletic Bilbao, Betis e Getafe, qualquer vitória é uma benção para construir ímpeto. Porém, assim como o nível das partidas a seguir, as exigências deverão subir rapidamente.