América do SulFrançaLigue 1

Os lances que fizeram Zidane se encantar por Francescoli

É possível contar nos dedos quantos craques tão talentosos quanto Enzo Francescoli o futebol teve nos últimos 30 anos. O atacante não encantou apenas os uruguaios, como um dos maiores que já vestiram a camisa celeste. O gênio fez uma legião de fãs também na Argentina, na Itália e na França, onde exibiu sua técnica por diversos clubes. Em Marselha, bastou uma temporada no Olympique para conquistar a Ligue 1 em 1989/90. Também, para que arrebatasse a predileção de Zinedine Zidane, um desses poucos que podem se equiparar à magia vista nos pés do ‘Príncipe’.

Zizou tinha apenas 17 anos quando passou a ver Francescoli defender seu time de coração. Antes disso, só o admirava de longe, na época em que o sul-americano defendia o Matra Racing, de Paris. Mais marcante ainda foi a vez quando Zidane cruzou com seu ídolo dentro do gramado, no Mundial Interclubes de 1996, entre River Plate e Juventus. O francês trocou sua camisa com o veterano e não queria mais largá-la. Voltara a ser menino: “Um dos meus maiores sonhos era ter sua camisa. Eu consegui e, não só isso, fui dormir com ela. Minha mulher não ficou muito feliz com isso”.  Um ano antes, Véronique Fernández já tinha concordado em batizar em seu primogênito como Enzo, homenagem ao uruguaio.

No aniversário de 52 anos de Francesco, nunca é demais se lembrar do craque. Principalmente dos lances que fizeram Zidane se impressionar tanto em Marselha. Confira o vídeo:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo