Libertadores

Universidad Católica-EQU, Caracas e Guaraní são os classificados da primeira fase da Libertadores

A Copa Libertadores ainda não tem todos os seus participantes definidos, com o Campeonato Uruguaio em andamento e a Copa do Brasil precisando apontar o chaveamento de Grêmio e Fluminense. Ainda assim, a competição começou na semana passada e concluiu sua primeira fase preliminar nesta quarta. A Universidad Católica do Equador conquistou o resultado mais surpreendente, ao virar o confronto com o Liverpool, que lidera o Clausura Uruguaio. Enquanto isso, Caracas e Guaraní fizeram jus à tradição para seguirem em frente.

O primeiro confronto seria definido nesta terça, em Quito. O Liverpool venceu a Universidad Católica por 2 a 1 em Montevidéu e tinha a vantagem do empate no reencontro. No entanto, num gramado pesado no Estádio Olímpico Atahualpa, os equatorianos se impuseram com a vitória por 3 a 0. Juan Manuel Tévez, Walter Chalá e Guillermo de los Santos anotaram os gols da Católica. A equipe terá um compromisso difícil na próxima fase, ao cruzar o caminho do Libertad, do Paraguai.

O Caracas foi o segundo a carimbar o passaporte. Os venezuelanos tinham segurado o empate por 0 a 0 contra o Universidad César Vallejo, na visita a Lima, e venceram o reencontro dentro do Estádio Olímpico de la UCV. Dentro de casa, Jorge Echeverría abriu o placar para o Caracas cobrando pênalti, aos 20 minutos. A classificação seria arrematada aos 50 do segundo tempo, com um tento de Richard Celis. Os Rojos estarão no caminho do Junior de Barranquilla na fase seguinte da Libertadores.

Por fim, o Guaraní não precisava de muito esforço contra o Royal Parí. O Aborígene já tinha encaminhado seu serviço na ida, ao golear por 4 a 1 em Santa Cruz de la Sierra. Assim, o empate por 1 a 1 no Paraguai bastou aos aurinegros. Ángel Benítez abriu o placar para o Guaraní e, com um gol contra de José Florentín, o Royal Parí igualou. Na próxima fase, a equipe de Assunção terá uma missão dura diante do Atlético Nacional.

A segunda fase da Libertadores começa em 9 de março, com os jogos de ida e volta concentrados nas duas próximas semanas. Além dos três duelos mencionados acima, também se enfrentam: Grêmio ou Fluminense x Ayacucho, Montevideo Wanderers x Bolívar, Universidad de Chile x San Lorenzo, Santos x Deportivo Lara e Unión Española x Independiente del Valle.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.