América do SulBrasilLibertadores

CBF intercede pelo Atlético e quer final no Independência

A CBF resolveu agir e interceder pelo Atlético Mineiro junto à Conmebol. A entidade que dirige o futebol brasileiro comunicou ter feito o pedido à Confederações Sul-Americana para que a final da Libertadores entre o Galo e o Olimpia, que está marcada para o estádio do Mineirão, seja transferida para o Independência, onde o time brasileiro mandou seus jogos durante toda a competição. Desde antes da final, o presidente da equipe mineira, Alexandre Kalil, disse que brigaria para jogar no estádio, mesmo estando fora do regulamento.

Segundo dizem as regras da Libertadores 2013, o estádio da final deve ter capacidade mínima para 40 mil pessoas. Como o Independência só comporta 23 mil, a Conmebol definiu que o Mineirão seria o estádio da final. O problema é que o Defensores del Chaco tem capacidade de 36 mil pessoas e também está abaixo do exigido. Como nõa há outro estádio maior no Paraguai, a Conmebol liberou o jogo no Defensores, mas o Atlético foi designado para jogar no Mineirão. Discutimos sobre essa questão de jogar no Independência e o regulamento da Libertadores neste post.

Financeiramente, pode ser bom para o Atlético Mineiro jogar no estádio do Mineirão, uma vez que certamente serão vendidos todos os ingressos para a partida. A capacidade do recém-reformado estádio Governardor Magalhães Pinto, o Mineirão, é de 62.547 pessoas. O estádio Raimundo Sampaio, o Independência tem capacidade para 23.018 pessoas. Só que há diferenças contratuais entre jogar nos dois estádios.

No Independência, o Atlético tem 90% da renda do jogo, incluindo bilheteria e instalações do estádio, como camarotes, restaurantes e estacionamento. No Mineirão, o Atlético terá direito a 90% da renda de bilheteria e do estacionamento, mas o faturamento dos restaurantes ficaria com a Minas Arena. Além disso, o clube teria direito a um camarote, mas os demais ficariam também com a empresa.

A Conmebol deve responder à solicitação da CBF em relação ao jogo no Mineirão nos próximos dias. O primeiro jogo da final é no dia 17, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. A volta é na semana seguinte, dia 24, em princípio marcado para o Mineirão. Ainda teremos mais capítulos dessa história.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo