ArgentinaCopa do Mundo

[Vídeo] Todos os lances de Maradona no maior jogo de sua vida – e um dos maiores do futebol

Toda a aura de Maradona está contida naquele jogo. A genialidade e a malandragem. A personalidade em estado puro. Se o camisa 10 é visto como um Deus por muitos argentinos, sua alma se tornou imortal a partir daquele 22 de junho contra 1986. A Albiceleste jogava uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo contra a Inglaterra.  Mas, na verdade, aquele duelo valia muito mais. Na mente de Diego, estavam vivas as memórias da Guerra das Malvinas, da derrota de seu país e das mortes de seus compatriotas – símbolos que o técnico Carlos Bilardo usou na preleção para aquela partida. Mais do que vencer, o craque quis se vingar, conquistar a “guerra futebolística”. E cumpriu seu objetivo da maneira mais emblemática possível.

VÍDEOS: Os melhores lances da final de 1970 com narração da época

A Argentina venceu a Inglaterra por 2 a 1 graças a Maradona. Graças aos seus dois gols mais famosos. Aos seis minutos do segundo tempo, nasceu a “mão de Deus”. Um toque maroto de punho cerrado permitiu ao baixinho vencer Shilton e abrir o placar. Um lance pelo qual o camisa 10 não se arrepende, justamente por passar a perna no opressor. “Quando comecei a comemorar o gol com a mão, era como seu eu tivesse roubado a carteira de um inglês. Para mim era isso, a brincadeira de roubar um gol”, relembrou o veterano, no documentário Maradona por Kusturica.

No entanto, como se quisesse minimizar a validação do gol ilegal, Maradona tratou de produzir sua maior obra de arte quatro minutos depois. O “Gol do Século”, considerado por muitos como o mais bonito da história das Copas. Desde o seu campo de defesa, foi enfileirando ingleses. Suas pernas driblavam com a facilidade de quem rabisca um papel. Que, no fim das contas, se transforma em um desenho magistral. O gol do menino habilidoso nas peladas de rua se concretizava no maior torneio de todos. E, por mais que a Inglaterra diminuísse no fim, aquele jogo era de Diego. Na verdade, aquele Mundial por completo seria dele.

Maradona coleciona genialidades e controvérsias. Um personagem complexo, que pode não agradar a todos, mas que é único. E aquele jogo é o melhor resumo que existe sobre o simbolismo do camisa 10 argentino. Uma vitória que não marcou apenas a sua carreira, a Argentina ou as Copas do Mundo. É um dos maiores momentos do futebol, o retrato também da cultura e da política. Os gênios têm essa habilidade. Eles transcendem aquilo que fazem por tudo o que representam.

Abaixo, todos os lances do jogo da vida de Maradona, que completa 29 anos nesta segunda, além de seu próprio relato (em espanhol) sobre o Gol do Século:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!