Argentina

Adiós, Burrito! Ortega anuncia aposentadoria aos 38 anos

Um dos principais ícones do River Plate ao longo duas últimas décadas, Ariel Ortega anunciou sua aposentadoria do futebol. Aos 38 anos de idade, o meia estava emprestado pelos Millonarios ao Defensores de Belgrano, que disputa a terceira divisão do futebol argentino. Nos últimos anos, o jogador sofreu com o alcoolismo, acumulando problemas disciplinares.

“Não é que tenha me cansado. É uma decisão muito importante na minha vida, porque o futebol é importante para mim. Creio que este é o momento. Falei com meu filho, comentei com meus pais e tomei a decisão. Chegou a hora de dizer basta. Fui privilegiado por ter dividido o campo com Maradona, Francescoli e Romário. São grandes coisas que o futebol me deu”, disse durante o anúncio.

Ortega reiterou sua vontade em realizar uma partida de despedida, vestindo as cores do River Plate: “Tomara que minha despedida possa acontecer no estádio Monumental. Seria algo maravilhoso para mim”.

Promovido aos profissionais do River em 1991, Ortega permaneceu em Núñez até 1996, quando partiu para o Valencia após a conquista da Copa Libertadores. O meia atuou por Sampdoria e Parma, antes de retornar aos Millonarios. Também passou pelo Fenerbahçe, antes de rodar por outros clubes argentinos, como Newell’s Old Boys, Independiente Rivadavia, All Boys e Defensores de Belgrano.

Já pela seleção argentina, o meia disputou 87 partidas oficiais, anotando 17 gols. Com a equipe nacional, Burrito disputou as Copas do Mundo de 1994, 1998 e 2002, além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo