O atacante Jozy Altidore mostrou estar muito à vontade em Alkmaar, cidade do AZ, clube que passou a defender nesta temporada. O jogador da seleção dos Estados Unidos chegou ao clube e fez 34 jogos, marcando 15 gols – um dos destaques do time.

“Eu nunca estive em uma posição tão confortável quanto estou no AZ nesta temporada”, afirmou o atacante. “No Villarreal, Nilmar e Giuseppe Rossi estavam à minha frente, enquanto aqui eu sou capaz de jogar, ao menos. Eu nunca realmente tive a chance de me expressar, mas aqui eu tenho isso e isso muda tudo”, declarou o jogador.

“E mais ainda mais o time tem uma filosofia de ataque que ajuda os atacantes a marcarem. Eu estou cercado por jogadores muito bons, então eu sou bem abastecido e obviamente é mais fácil ganhar confiança nessas condições. Eu estou em casa no AZ”, declarou.

Depois de surgir como promessa no Mundial sub-20 de 2007, o jogador passou por New York Red Bulls, Villarreal, Xerez, Hull e Bursaspor antes de chegar ao AZ, em 2011. No clube holandês, Altidore conseguiu ter sequência e emplacou uma boa média de gols.

“Eu melhorei muito desde que comecei na Europa”, disse o jogador de 22 anos. “Eu estou muito mais maduro hoje e isso é crucial em termos de melhorar o entendimento e leitura do jogo”, contou o jogador.

“Eu tenho sorte o suficiente de ter tido grandes técnicos que me ajudam a melhorar, como Manuel Pellegrini e Bruce Arena. Eu estou tendo a oportunidade de ter vantagem de casa temporada para aprender e assimilar as lições, mas foi quando eu finalmente tive a chance de jogar que eu fui capaz de me expressar”.

Novo comando na seleção dos Estados Unidos

Sob o comando de Jürgen Klinsmann, os Estados Unidos esperam chegar bem à Copa do Mundo de 2014, com uma nova filosofia de trabalho. Altidore elogiou o trabalho do treinador alemão.

“Ele trouxe muito entusiasmo para o futebol nos Estados Unidos, o que o país precisa para seguir avançando”, afirmou o atacante. “Ele está nos dando uma maneira de trabalho diferente. É tudo novo para nós, mas ele é otimista todo o tempo e isso é importante para o elenco. As suas sessões de treinamento são muito diferentes do que nós conhecíamos antes. Eles são mais intensos também. Nós estamos fazendo duas sessões de treinos por dia durante nossos encontros”, afirmou ainda o jogador do AZ.