Pierre-Emerick Aubameyang é um dos candidatos a artilheiro da Premier League e já marcou 15 gols na edição 2018/19, atrás apenas de Mohamed Salah, do Liverpool, que tem 16. E em entrevista à Sky Sports, o gabonês, nascido na França, disse que sua posição preferida é ser centroavante. Algumas vezes o técnico do Arsenal, Unai Emery, o escala pelas pontas. Embora não seja problema em jogar em outras posições, o jogador tem clara a sua preferência.

LEIA TAMBÉM: Solskjaer pede que funcionários e jogadores não o chamem de “chefe”: “Me chamem de Ole”

Desde que chegou à Premier League, em janeiro de 2018, Aubameyang marcou 25 gols em 37 jogos. Com isso, ele chegou à marca de 25 gols mais rápido que ídolos do clube, como Thierry Henry (que precisou de 42 jogos) e Ian Wright (51 jogos). O jogador tem feito uma parceria de sucesso com Alexandre Lacazette, ex-Lyon.

“Minha posição favorita é jogando como centroavante, à frente. Eu também gosto de jogar na ponta, mas minha melhor posição é centroavante”, afirmou Aubameyang. “Eu gosto de jogar com dois jogadores à frente, é bom porque você pode fazer algumas combinações com outros atacantes. Se o técnico precisa de mim na direita ou na esquerda, isso não importa, eu vou e luto pelo time, não é um problema”.

Aubameyang e Lacazette eram rivais na França. Auba defendia o Saint-Etienne, rival do Lyon, ex-clube de Lacazette. Embora Aybameyang seja gabonês, ele nasceu na França, o que os aproxima ainda mais. “Nós éramos rivais antes na França, eu não esperava que ele fosse meu amigo, mas hoje é diferente. No começo, quando eu cheguei aqui, ele me deu muita confiança, porque nós falamos diretamente. Nós temos a mesma visão de futebol, o que é um bom ponto entre nós, e foi a partir desse ponto para começar esta amizade”, disse Aubameyang.

“Quando um vai para a bola, outro aprofunda. Se trata de preencher os espaços. Você levanta a cabeça e vê que ele vai para o espaço, se trata também de percepção. Se nós temos que dar a bola a um cara em um espaço melhor, você dá a ele a bola. É isso que acontece entre nós”, descreveu Aubameyang.

Aubameyang era um ponta no Borussia Dortmud e mesmo na época que foi contratado pelo clube alemão, depois de fazer muito sucesso pelo Saint-Etienne. No Dortmund, ele só foi adaptado a jogar centralizado depois que o clube de Dortmund perdeu o centroavante Robert Lewandowski para o Bayern de Munique. O gabonês atuou centralizado e passou a ser artilheiro do time – e da Bundesliga.

O Arsenal volta a campo neste sábado, pela Premier League, contra o Huddersfield, fora de casa. Além dos 15 gols de Aubameyang, Lacazette tem outros nove gols marcados, além de cinco assistências. No Arsenal, em jogos da Premier League, Lacazette só fica atrás de Aaron Ramsey que tem seis.