AlemanhaBundesliga

Talvez você não conheça o maior dérbi da Alemanha

Um clássico bávaro, que remete aos primórdios do futebol alemão, quando os dois times eram potências que dominavam a liga. Pensou no Bayern Munique? Esqueça. Estamos falando de outros dois times alemães, que irão se enfrentar neste domingo, às 12h30 (horário de Brasília), no estádio de Nuremberg, cidade que tem mais de 500 mil habitantes. O jogo será entre Nürnberg e Greuther Fürth, que é da cidade de Fürth, vizinha que tem mais de 100 mil habitantes. Um duelo de dois times que já foram potências.

Potências? Sim, os dois times eram fortes no início do século XX e conquistaram títulos. O Fürth, aliás, conquistou seus três títulos nessa época. Mas de onde vem a rivalidade entre esses dois times? A história tem a ver com algo que ultrapassa o futebol. E apesar de ser chamado de dérbi, os dois times não pertencem à mesma cidade. E isso tem tudo a ver com a razão da rivalidade. Em 1922, a população de Fürth votou contra a ideia da prefeitura de se fundir com a cidade vizinha, Nürnberg.

Chamado de “dérbi Franconiano”, os dois times brigavam por título no início da liga alemã. O Fürth foi campeão em 1914, última liga disputada antes da primeira guerra mundial. Depois da guerra, o Nürnberg ganhou a liga em 1920 e 1921 e voltaria a ganhar em 1924 e 1925. Em 1926, o Fürth voltou a ganhar o título, mas o Nürnberg tornou-se campeõa de novo em 1927. Em 1929, o Fürth voltou a ser campeão – e não voltaria mais a ganhar o título até os dias atuais. E certamente você pensou: mas por que o maior dérbi da Alemanha? O jogo entre esses dois rivais é antigo e é o dérbi que mais vezes foi jogado na Alemanha. São 253 jogos entre os dois.

Em 1921, um dos episódios mais curiosos da história do dérbi. A seleção alemã era composta inteiramente por jogadores do Nürnberg e do Fürth. O time viajou de trem para um jogo com a Holanda, em Amsterdã. A rivalidade entre os dois times era tamanha que os jogadores do Nürnberg viajaram no primeiro vagão e os do Fürth no segundo. Na partida, um jogador do Fürth marcou o gol da vitória por 1 a 0. Só os companheiros de time comemoraram com ele. Os jogadores do Nürnberg viraram as costas e continuaram o jogo.

Os dois clubes passam longe das glórias do passado.O Nürnberg conquistou o seu último título em 2007, com a Copa da Alemanha. Na liga, o último título foi conquistado em 1967/68. Nas últimas três temporadas, quando voltou à Bundesliga, o time variou. Ficou em 16º na temporada 2009/10,6º em 2010/11 e 10º em 2011/12.

Já o Greuther Fürth vive uma situação ainda pior. Passou por divisões regionais por décadas e só conseguiu se restabelecer quando se uniu ao Vestenbergsgreuth e deixou de ser SpVgg Fürth para se tornar SpVgg Greuther Fürth. Então, conseguiu subir para a segunda divisão e passou anos batendo na trave para chegar à Bundesliga. Conseguiu na temporada 2011/12, mas o time faz uma campanha ruim e caminha a passos largos para voltar à segunda divisão, na lanterna do campeonato. Não antes sem um clássico forte com o Nürnberg, 11º. Mas posições em um dérbi como esse não importam.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo