Bundesliga

[Vídeo] Este Top 5 de torcidas da antiga Alemanha Oriental é qualquer coisa de sensacional

O Muro de Berlim caiu, a estrutura do futebol local ruiu, a primeira divisão se transformou em realidade praticamente inalcançável. No entanto, os clubes da antiga Alemanha Oriental continuaram contando com torcidas apaixonadas. A unificação entre a extinta Oberliga e a Bundesliga aconteceu há 26 anos. Raras foram as potências do lado leste do mapa que se firmaram na elite do futebol alemão. Apesar disso, as dificuldades ajudaram a alimentar o fervor nas arquibancadas. A tradição germânica se uniu a uma cultura de torcedor parecida com a vista no leste europeu. Espetáculos que se repetem a cada rodada, sob a expectativa de que os velhos gigantes algum dia ressurjam novamente ao primeiro nível. O fanatismo, de qualquer maneira, ignora a divisão.

O canal Ultras Avanti fez um Top 5 de torcidas da antiga Alemanha Oriental. Selecionou belíssimas imagens dos ultras de Chemnitzer, Union Berlim, Magdeburgo, Hansa Rostock e Dynamo Dresden. Todos os cinco se dividem entre a segunda e a terceira divisão, mas não deixam de estremecer os seus estádios. Vale muito conferir:

LEIA MAIS SOBRE O FUTEBOL NA ALEMANHA ORIENTAL

– Por que o futebol no leste da Alemanha não se reergueu

– Como o futebol explica o regime da Alemanha Oriental

– O Union Berlim se dividiu como a Alemanha e ajudou a combater o autoritarismo no lado oriental

– Muito antes do RB Leipzig: O outro time da antiga Alemanha Oriental que foi sensação na Bundesliga

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo