Bundesliga

Três viradas, artilharia de Aubameyang e Dortmund termina temporada em um épico

O Borussia Dortmund terminou a sua temporada na Bundesliga de forma épica. Em um jogo com três viradas, o time aurinegro venceu o Werder Bremen no Signal-Iduna Park e garantiu o terceiro lugar na tabela, o que significa vaga direta na Champions League. Mais do que isso, contou com dois gols de Pierre-Emerick Aubameyang, que chegou a 31 e se sagrou artilheiro da competição, à frente de Robert Lewandowski, do Bayern de Munique.

LEIA TAMBÉM: Relógio intacto: gol no final, virada e Hamburgo se salva do rebaixamento mais uma vez

Como não poderia ser diferente em um jogo com três viradas, a partida não foi nada fácil para o Dortmund. O time sabia que precisava vencer para se garantir na terceira colocação independente do resultado do Hoffenheim, quarto colocado. O problema foi que o Werder Bremen parecia muito disposto a jogar água no chopp do time da casa.

Com 81.360 pessoas presentes ao estádio, o Werder abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo. Depois de um bate rebate na área, Zlatko Junuzovic chutou e o goleiro Roman Bürki defendeu. A tecnologia na linha do gol apontou que a bola entrou e o árbitro confirmou. Foi então que o Dortmund passou a fazer ainda mais força para arrancar o empate.

Conteúdos relacionados

Foi assim, pressionando, que saiu o gol. Aos 32 minutos, Shinji Kagawa recebeu pelo meio e achou Marco Reus, em posição legal, sozinho no meio. O camisa 11, capitão do Dortmund nesta partida, tocou de leve. A bola entrou lentamente. Era o empate. Antes do intervalo, o Dortmund chegou à virada. Ousmane Dembélé deu um passe por cima para Aubameyang, que pegou de sem pulo, marcando um golaço aos 42 minutos.

A torcida do Dortmund talvez esperasse um segundo tempo um pouco mais tranquilo, com o time controlando mais o jogo. Este, porém, é um dos problemas da equipe comandada por Thomas Tuschel. Logo a um minuto da segunda etapa, Fin Bartels já empatou, depois de grande jogada do camisa 10 do Bremen, Max Kruse.

Aos 23 minutos, foi o próprio Max Kruse, recebendo de Junuzovic, que marcou o seu gol e virou novamente a partida para o Werder Bremen. A situação se complicou para o Dortmund, que via a possibilidade de perder a vaga direta na Champions se o Hoffenheim marcasse um gol no Augsburg.

O empate veio aos 30 minutos. Marco Reus foi tocado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O próprio camisa 11 foi para a bola e marcou, igualando o placar em 3 a 3. Ainda era perigoso, porque continuava bastando um gol do Hoffenheim para complicar o time. Por isso, a pressão seguiu sendo do Dortmund.

O gol da virada veio com um novo pênalti, desta vez em Gonzalo Castro, que entrara um pouco antes. Não foi Reus que cobrou, desta vez a missão ficou para Aubameyang. O gabonês marcou e chegou aos 31 gols na Bundesliga, líder da artilharia. Como Lewandowski não marcou, apesar da vitória por 4 a 1 do Bayern, foi ele quem recebeu o troféu de artilheiro.

Os jogadores comemoraram a vitória no gramado quando receberam a notícia do fim do jogo do Bayern e, portanto, que Aubameyang era mesmo o artilheiro. O camisa 17 foi até a muralha amarela e festejou muito com os torcedores. O Dortmund fica com a terceira posição e estará direto na Champions League mais uma vez. Agora precisa começar a planejar o time para tentar ser menos instável e mais confiável para, quem sabe, brigar mais em cima na tabela.


highlights – Bor Bre por goalsarena2017

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo