O começo de Neymar no Barcelona foi relativamente tímido. O craque falava a cada entrevista sobre como estava no Camp Nou para ajudar Messi a seguir como o melhor do mundo e, em campo, reforçava esse posicionamento jogando em prol do time e do argentino. Soltou-se mais na campanha seguinte, terminando, por exemplo, como artilheiro da Champions League, o que já o colocou também no papel de protagonista do time. Isso sem falar na coleção de títulos, a tríplice coroa. Pois se ainda restavam pessoas com olhar desconfiado para cima do camisa 11, toda essa dúvida deve ter ido por água abaixo na atual temporada. Os lances são e os números são uma enorme comprovação de que o brasileiro não depende dos outros para brilhar. Pelo contrário: Neymar é o jogador que mais cria chances no time da Catalunha.

LEIA TAMBÉM:
– Neymar chega a 250 gols antes de Messi e Cristiano Ronaldo e junto com Zico
– Quatro jogadores para três vagas: quem merece ser finalista da Bola de Ouro?
– O golaço de Neymar pelo Barcelona contra o Villarreal é das coisas mais incríveis que ele já fez

Um usuário do Reddit compilou diversos lances em que Neymar criava oportunidades de gol para companheiro de Barcelona. A vasta quantidade de jogadas, a plasticidade delas e a precisão do brasileiro nos impressionaram, e decidimos checar se os números referendavam a impressão de que o camisa 11 virou o grande garçom do time nesta temporada. O que encontramos foi muito mais impressionante do que esperávamos.

Tomando como parâmetro de comparação o próprio Neymar da temporada passada, a evolução é evidente. Em 2014/15 de La Liga, o brasileiro criou 52 chances em 33 partidas. Em 2015/16, em apenas 11 jogos, está a apenas 10 chances criadas de igualar o número. Na Champions League, a diferença também é gritante: enquanto na passada criou 20 chances em 11 jogos, na atual já são 21 em cinco duelos.

Como se a comparação com seus próprios números não fosse suficiente para evidenciar o grande momento do brasileiro, Neymar ainda é, de longe, o atleta que mais cria chances em toda a equipe do Barcelona. Comecemos a comparação com Luis Suárez, que, diante da ausência de Messi por lesão, tornou-se um dos protagonistas ao lado do camisa 11. Também em 11 jogos realizados na atual campanha de La Liga, Luisito criou 16 chances, contra as 42 de Neymar. Rakitic, meio-campista de armação do Barça com o maior número de atuações nesta primeira metade de temporada, também em 11 partidas, criou 14 oportunidades. Messi e Iniesta fizeram apenas sete jogos no Espanhol, e ambos criaram também 14 chances de gol.

Pegando os números da Champions League como comparação, a diferença entre as estatísticas de Neymar e do restante do time também é significativa. Em cinco jogos na competição, o brasileiro criou 21 chances, contra dez de Suárez, cinco de Rakitic, quatro de Iniesta (em três jogos) e três de Messi (em dois duelos).

Se tudo isso não foi suficiente para você entender a tomada de protagonismo de Neymar na atual temporada, o convidamos para assistir ao compilado de lances que nos levou a esta publicação em primeiro lugar. É impressionante a facilidade com que o brasileiro tem colocado seus companheiros em condições de marcar, a acuidade do camisa 11 diante de uma defesa bem postada. A visão periférica precisa, que lhe possibilita encontrar caminhos que o adversário sequer poderia ter pensado em interceptar. Estamos vendo o melhor de Neymar.