O ano de 2012 é visto como aquele que o mundo irá acabar, seja calendário maia, um dos muitos calendários de contagem longa mesoamericano, ou por cálculos matemáticos malucos. O dia do fim do mundo seria 21 de dezembro de 2012. Justamente nesta data, a Conmebol finalmente realizou uma mudança pedida há muito tempo: o sorteio da Libertadores com todos os participantes definidos. Parece inacreditável, mas é verdade.

Depois de anos organizando sorteios sem nenhum sentido e com Brasil 1, Chile 2, Peru 2 como times sorteados, desta vez a Conmebol corrigiu o erro. O anúncio da data do sorteio foi feito nesta terça-feira e é isso mesmo que você está lendo: todos os campeonatos nacionais já estarão definidos e teremos um sorteio com nomes de times de verdade, não pelo nome do país e um número.

Justiça seja feita: os campeonatos nacionais neste ano acabarão em uma data mais racional e não teremos nenhuma liga nacional definida nos últimos dias do ano, como em 2011, quando a Universidad de Chile levantou a taça no Chile no dia 29 de dezembro.

Entre as datas de término dos campeonatos nacionais da América do Sul, os que terminam mais tarde são Bolívia, Colômbia e Paraguai, todos no dia 16 de dezembro. Os demais já estarão definidos nessa data.

Dois países já estão com os representantes definidos desde o primeiro semestre. Os venezuelanos estão definidos desde 13 de maio, enquanto os uruguaios foram conhecidos no dia 16 de junho.

O Brasil é o primeiro a definir seus representantes entre as ligas que fecham no segundo semestre, no dia 2 de dezembro. Os representantes argentinos serão conhecidos no dia 9 de dezembro, mesma data que terminam os campeonatos equatoriano e peruano. Os times do México, convidados da Conmebol, serão definidos no dia 17 de novembro, quando acaba a primeira fase da liga nacional.

O Campeonato Chileno é um dos que acaba mais tarde e ainda não tem data definida, mas dificilmente não estará definido no dia 21 de dezembro. A primeira fase acaba no dia 10 de novembro e então serão três fase eliminatórias: quartas de final, semifinal e final. Como o calendário chileno destas fases costuma fazer jogos também no meio da semana, o torneio deve ser definido na primeira semana de dezembro.

Prepare-se para o dia 21 de dezembro. Se não for o fim do mundo, você poderá assistir ao primeiro sorteio da Conmebol com todos 32 participantes definidos. Será histórico. Só falta agora termos cabeças de chave definidos por um ranking, como o próprio ranking de clubes da Conmebol. Mas aí seria pedir demais para um ano só.