A primeira partida da final da Liga dos Campeões da África terminou empatada. Jogando no Egito, casa do Al Ahly, o tunisiano Sfaxien conseguiu um empate por 1 a 1 e vai para o jogo de volta como favorito ao título.

O Al Ahly venceu a última LC africana e era o favorito para o confronto. Jogando no Cairo International Stadium, em frente a mais de 80 mil torcedores, a equipe esperava derrotar o Sfaxien, que surpreendeu a muitos por chegar até a final.

Os egípcios começaram melhor o jogo e abriram o placar aos 25 minutos, com um gol de Aboutrika. O Al Ahly teve algumas chances de ampliar, mas parou nas mãos do goleiro Jaouachi, que fez ótima partida.

Pouco após o intervalo, o Sfaxien calou a torcida egípcia, ao empatar o confronto. Garbi fez bom passe para o ganense Frimpong, que, sozinho na pequena área, não desperdiçou. Depois disso, o Al Ahly pressionou, mas os tunisianos, mais confiantes, conseguiram segurar o empate.

A partida de volta da final da Liga dos Campeões da África será na Tunísia, no dia 11 de novembro. Quem vencer o jogo será o campeão. Em caso de empate sem gols, o título ficará com o Sfaxien. Se houver igualdade por 1 a 1, o confronto vai para os pênaltis. Se os dois times empatarem por 2 a 2 ou mais gols, o Al Ahly levará a taça.

O vencedor do torneio disputará o Mundial de Clubes da Fifa. Na competição, a equipe africana enfrentará o Auckland e, se ganhar, jogará contra o Internacional.