O Ajax deu um passo importante para chegar às oitavas de final da Liga dos Campeões. Nesta quarta, os holandeses golearam o Dinamo Zagreb na Amsterdan ArenA por 4 a 0 e mantiveram o segundo lugar do grupo D, dependendo apenas de si para chegar à próxima fase da competição.

Com a vitória, os Godenzonen foram a 7 pontos, três a frente do Lyon – que foi derrotado pelo Real Madrid – e cinco atrás dos merengues. Os croatas, por sua vez, continuam sem somar pontos mas, matematicamente, ainda sonham com vaga na Liga Europa. Para isso, precisarão superar o Lyon, que está quatro pontos a frente na tabela.

Atrás da vitória para ver a classificação às oitavas de final mais próxima, o Ajax dominou os croatas durante toda a partida. Nos primeiros 15 minutos, chegou a ter 70% de posse de bola. E aos 20 minutos, os holandeses abriram o placar com Gregory Van der Wiel. O defensor recebeu de Christian Eriksen, nas costas de Luis Ibañez, e mandou a bomba para o gol.

Cinco minutos depois, o Ajax chegou ao segundo com Miralem Sulejmani. O atacante recebeu de Siem de Jong, passou pelo goleiro Ivan Kelava e mandou para o gol, marcando o segundo dos Godenzonen. O próprio Sulejmani quase fez o terceiro aos 30, após escorar de cabeça sozinho, mandando ao lado das traves croatas.

No segundo tempo, o Ajax seguiu melhor, principalmente pela boa administração de jogo no meio de campo, com Christian Eriksen. O dinamarquês esteve muito bem na armação, encontrando com frequência brechas no sistema defensivo do Dinamo Zagreb, especialmente tramando lances com o atacante Derk Boerrigter.

A superioridade holandesa foi confirmada aos 20 minutos, com Siem de Jong, em mais uma jogada de Eriksen. O dinamarquês fez a assistência e o holandês bateu no canto esquerdo que Kelava, que nada pode fazer. O domínio foi consumado aos 47 do segundo tempo, com o uruguaio Nicolas Lodeiro, recebendo pelo passe de Lorenzo Ebecilio, fechando o marcador em Amsterdã.

Ficha técnica

Ajax 4×0 Dinamo Zagreb

Local: Amsterdan ArenA, em Amsterdã (HOL)
Data: 02/nov, quarta-feira
Árbitro: Martin Atkinson (ING)
Gols: Gregory Van der Wiel aos 20'/1ºT, Miralem Sulejmani aos 25'/1ºT, Siem de Jong aos 20'/2ºT, e Nicolas Lodeiro aos 47'/2ºT (Ajax)
Cartões amarelos: Vurnon Anita e Eyong Enoh (Ajax); Domagoj Vida, Luis Ibañez e Adrián Calello (Dinamo Zagreb)

Ajax
Kenneth Vermeer; Gregory Van der Wiel, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen e Vurnon Anita; Eyong Enoh, Christian Eriksen (Nicolas Lodeiro, aos 35'/2ºT), Siem De Jong e Theo Janssen; Miralem Sulejmani (Jody Lukoki, aos 27'/2ºT) e Derk Boerrigter (Lorenzo Ebecilio, aos 32'/2ºT). Técnico: Frank De Boer.

Dinamo Zagreb
Ivan Kelava; Luis Ibáñez, Josip Simunic, Sime Vrsaljko e Domagoj Vida; Adrián Calello, Jerko Leko, Mateo Kovacic e Sammir (Mario Situm, aos 27'/2ºT); Milan Badelj e Ante Rukavina (Fatos Beqiraj, aos 11'/2ºT). Técnico: Krunoslav Jurcic.