O Campeonato Holandês é um dos mais equilibrados da Europa e a disputa nesta temporada está naquela onda que, no Brasil, diríamos que “ninguém quer ganhar”. O jogo que fechou a rodada teve o Ajax, com seus altos e baixos dentro de uma mesma partida, vencendo o Willem II por 4 a 2, subindo para terceiro na tabela e embolando ainda mais a disputa.

O PSV é o líder, com 37 pontos, mesmo só empatando com o NEC fora de casa por 1 a 1, no sábado. Na sexta, o Twente, que virou vice-líder, já tinha vencido o Heracles por 3 a 2. No domingo, foi a vez do Vitesse, que só empatou com o RKC Waalwijk por 2 a 2 e o Ajax fecharia a rodada. O time venceu, mas não sem dar um pouco de emoção aos seus torcedores.

Em 14 minutos, o Ajax já vencia o Willem II por 2 a 0 mesmo fora de casa, graças aos gols de Siem De Jong e Danny Hoesen. Só que aos 16 e aos 28 minutos, o Willem II empatou, em um momento de pane do time da capital. Empate que foi para o intervalo.

No segundo tempo, veio a vitória. Aos 27, Nikolas Moisander fez 3 a 2 para o Ajax. Jody Lukoki, já com 42 minutos, fechou a conta e pediu um café: 4 a 2, vitória garantida. Dava para pedir nota fiscal paulista se o jogo fosse em São Paulo, já que foi a 63ª vitória do Ajax sobre o Willem II em 75 confrontos. Foram só sete vitórias do Willem II na história.

A vitória faz o Ajax subir a 36 pontos, um a menos que o PSV e o Twente, e um à frente do Vitesse. A briga se estende até o Feyenoord, quinto colocado, que tem 34 pontos, depois de vencer o ADO Den Haag por 3 a 2.

Ou seja: do PSV ao Feyenoord, primeiro ao quinto colocado, são apenas três pontos de diferença. No próximo fim de semana, os times fazem a última rodada antes da parada para festas de fim de ano – e principalmente porque o inverno fica rigoroso demais para jogar futebol. No dia 18 de janeiro, a Eredivisie será retomada.

Confira os jogos da 17ª rodada da Eredivisie:

Sexta, 14/dez
Twente 3×2 Heracles

Sábado, 15/dez
PEC Zwolle 1×2 AZ
Groningen 0x0 VVV
Roda JC 0x0 NAC Breda
NEC 1×1 PSV

Domingo, 16/dez
Utrecht 3×1 Herenveen
Vitesse 2×2 RKC Waalwijk
Feyenoord 3×2 ADO Den Haag
Willem II 2×4 Ajax