O Ajax viveu alguns maus momentos, mas arrancou um empate importante por 2 a 2 com o PAOK nesta terça-feira, pela terceira fase preliminar da Champions League. Em um jogo que saiu na frente e depois tomou a virada, o Ajax conseguiu o empate graças a um jogador que tem faro de gol: Klaas Jan Huntelaar.

O time do Ajax que entrou em campo teve muitos dos semifinalistas da última edição da Champions League. Dusan Tadic, capitão do time, segue no time, assim como o goleiro André Onana, o meio-campista Donny Van de Beek, o zagueiro Daley Blind, o atacante Hakim Ziyech e o lateral Nicolás Tagliafico, entre outros. Ainda teve o brasileiro David Neres vindo do banco, assim como Huntelaar.

No lado do PAOK estava o brasileiro Leo Jabá, atuando pelo lado direito em uma linha de meio-campo no 4-4-2 do time grego. O campeão da Grécia disputa com o campeão holandês uma vaga na fase de playoff, última preliminar antes da fase de grupos, que começa em setembro.

Logo a 10 minutos do primeiro tempo, em uma falta sofrida por Tadic, Ziyech cobrou falta na direção do gol, o goleiro falhou e a bola entrou. Só que aos 32 minutos, o PAOK chegou ao empate. Chuba Akpom igualou o placar completando um cruzamento rasteiro na área. E logo depois, aos 39, veio a virada. O brasileiro Leonardo Matos, de 33 anos, subiu de cabeça e empatou o jogo. O jogador, nascido em Niterói, já passou por muitos clubes, é formado pelo Flamengo e joga no PAOK desde 2016.

Em um estádio lotado e com a torcida muito quente, o PAOK foi para cima e por pouco não chegou ao terceiro gol, o que complicaria muito a situação do time holandês na eliminatória. O primeiro tempo terminou dando a sensação que o time grego poderia ampliar a vantagem.

Só que o início do segundo tempo mostrou um quadro diferente. Logo no início do segundo tempo, aos 11 minutos, o Ajax conseguiu empatar o jogo. Aproveitando uma bola que rebateu dentro da área, Huntelaar empatou o jogo e colocou um 2 a 2 no placar.

Depois de conseguir o empate, o Ajax ficou mais perto de chegar à virada, que seria a segunda no jogo. Só que o time holandês desperdiçou algumas chances e acaba retornando à Amsterdã com um empate na bagagem. O jogo de volta será na terça-feira, 13, na casa do Ajax. Quem avançar entre os dois times enfrenta o vencedor entre APOEL Nicosia e FK Qarabag. Os cipriotas perderam em casa por 2 a 1 para o time do Azerbaijão na partida de ida.

Nos outros jogos, o Dinamo Zagreb, da Croácia, recebeu o Ferencváros, da Hungria, e ficou no 1 a 1. O Club Brugge, da Bélgica, recebeu o Dynamo de Kiev, da Ucrânia, e venceu por 1 a 0. Por fim, o Estrela Vermelha, da Sérvia, recebeu o Kobenhavn, da Dinamarca, e empatou por 1 a 1. Todos estes times fazem parte da chamada rota dos campeões.

Nesta quarta-feira, outros times importantes da Europa entram em campo, mas pela chamada rota da liga, com times que não foram campeões nacionais. Na Rússia, o Krasnodar recebe o Porto; o Istambul Basaksehir recebe o Olympiacos; o Basel joga em casa contra o LASK, da Áustria; o Cluj, da Romênia, recebe o Celtic; o Maribor, da Eslovênia, joga contra o Rosenborg, da Noruega.