A eternização de Sir Alex Ferguson no Manchester United ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira. Em cerimônia realizada para 2,5 mil espectadores, os Red Devils inauguraram uma estátua do treinador em frente a Old Trafford. Há 26 anos à frente do clube, o escocês dá nome a um dos setores do estádio desde novembro de 2011.

Emocionado, Ferguson fez questão de agradecer por ter recebido a homenagem ainda em vida: “Normalmente as pessoas morrem para terem uma estátua. Eu estou vivendo além da morte. Estou muito orgulhoso hoje. É uma fantástica honra. Gostaria de agradecer aos diretores do Manchester United, proprietários e todos envolvidos nesta decisão”.

Entre os convidados para o evento estavam jogadores do elenco atual do United e ex-atletas, como Sir Bobby Charlton, Eric Cantona, Peter Schmeichel, Ole Gunnar Solskjaer, Denis Irwin, Edwin van der Sar e Ruud van Nistelrooy. Outros comandados que não puderam comparecer mandaram suas mensagens ao escocês, entre eles David Beckham e Cristiano Ronaldo.

“É uma incrível jornada que tive no clube. Eu treinei grandes jogadores e alguns deles estão aqui hoje. Deveriam construir uma estátua para todos eles. Foram jogadores fantásticos de ter. Sou um privilegiado por lidar com eles desde 1986, nos deram um enorme prazer”, comentou Fergie.

“Eu tentei retratá-lo como um homem de grande de determinação e como um pensador, mas também com o humor que ele tem em abundância. Por isso ele tem um leve sorriso no canto da boca. Isso é o que realmente queria representar”, disse o escultor responsável pela obra, Philip Jackson.

Em sua passagem por Old Trafford, Ferguson conquistou 12 Campeonatos Ingleses, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga, duas Ligas dos Campeões, uma Recopa Europeia, uma Supercopa Europeia, um Mundial de Clubes e um Mundial Interclubes. Treinador com mais tempo no cargo nos Red Devils, o escocês também foi apontado como o melhor em seu cargo nos 20 primeiros anos de Premier League.