A Asian Football Confederation (AFC) anunciou nesta terça-feira o adiamento da Champions League da Ásia, por causa da pandemia do coronavírus. A ideia de retomar a competição no próximo mês, mas o planejamento foi alterado depois de reunião do Comitê Executivo da entidade. O torneio foi paralisado depois da segunda rodada, disputada em fevereiro.

Além do adiamento da Champions League, a AFC cancelou a AFC Cup, a segunda competição de clubes do continente. Havia a ideia de começar a AFC Cup em quatro países sede em outubro. “Esses são tempos duros para todo mundo ligado a futebol e esporte em geral”, afirmou o presidente da AFC, xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa.

Já a Champions League estava prevista para voltar na próxima semana, no Catar, mas foi adiada. A final, antes prevista para o dia 5 de dezembro, foi adiada para o dia 19 de dezembro, às vésperas do Natal.

Na AFC, há uma regionalização na disputa, até pelas grandes distâncias do continente. Os jogos da zona oriental estavam originalmente marcados para o meio de outubro até o começo de novembro. Agora, serão jogados do dia 15 de novembro a 13 de dezembro, com sede na Malásia. Os dirigentes afirmaram que os jogos da zona ocidental serão disputados no Catar neste mês. Ainda serão anunciadas mais sedes até que os jogos comecem.