Um dos favoritos ao título, Senegal demorou 70 minutos para marcar contra Benin, estreando no mata-mata da Copa Africana de Nações. No entanto, a dobradinha entre dois jogadores da cidade de Liverpool resolveu a parada. Idrissa Gueyé, do Everton, tabelou com Sadio Mané e entrou na área para marcar o único gol das quartas de final e colocar os senegaleses nas semis, no próximo domingo, contra Madagascar ou Tunísia.
Começo morno
Os primeiros 15 minutos de Senegal foram dominantes, mas sem criar muito perigo. Benin sentiu-se seguro e passou a sair um pouco mais, quase abrindo o placar com Mickaël Poté, completando cobrança de falta. Os senegaleses tiveram dificuldades para criar. Das cinco finalizações no período, quatro foram bloqueadas e outra foi para fora.
Que é isso, goleirão
Alfred Gomis deu um susto daqueles na torcida de Senegal. Youssouf Sabaly recuou tranquilamente, e o goleirão tentou emendar o passe curto de primeira. Pegou tão mal na bola que ela foi para trás e, por pouco, não virou um gol contra bizarro.
Here is the mistake of Senegal GK???
Via: @goalstv3 pic.twitter.com/hYS8D9f1KD
— OfficalGoals (@officalgoals) July 10, 2019
Gol de Liverpool
O primeiro gol de Senegal não valeu. Saivet soltou a cobrança de falta na área, Koulibaly arrumou e Mané mandou às redes. No entanto, o jogador do Liverpool estava impedido no segundo momento do lance. O ritmo dos favoritos, porém, aumentou. E, cerca de 15 minutos depois, Idrissa Gueyé, do Everton, começou a jogada e disparou. Mané segurou e soltou na hora certa para o companheiro dominar, invadir a área e fazer o único gol da partida.
Cabia mais
Após o gol, Senegal se soltou. Saturnin Allagbe fez uma linda defesa, cara a cara, para impedir o gol de Mané – que não valeria de qualquer forma porque ele recebeu em impedimento. Dois minutos depois, o atacante do Liverpool recebeu nas costas da defesa, avançou sozinho e driblou o goleiro antes de ampliar. Mas… estava novamente impedido.
O segundo tento realmente não quis sair. A 13 minutos do fim, houve três tentativas bloqueadas em sequência. Primeiro, Mané deu um chapeuzinho na entrada área e parou em Séidou Barazé. O rebote, com Diagne, ficou no goleiro Allagbe. E um terceiro chute, novamente com Mané, foi cortado em cima da linha por Imorou.
Combinação funciona de novo
Mané roubou a bola no campo de defesa imediatamente conectou, com um passe rasteiro de Trivela, com Gueyé, que entortou o marcador Olivier Verdon e estava entrando na área para finalizar, quando foi derrubado, na região do semi-círculo. O árbitro mostrou cartão vermelho para o jogador de Benin, o que efetivamente encerrou a partida.
Ficha técnica
Senegal 1 x 0 Benin
Local: Estádio 30 de junho, no Cairo
Árbitro: Mustapha Ghorbal (Argélia)
Gol: Idrissa Gueyé (SEN)
Cartões amarelos: Sadio Mané (SEN); Cebio Soukou e Steve Mounie (BEN)
Cartão vermelho: Olivier Verdon (BEN)
Senegal: Alfred Gomis; Lamine Gassama, Cheikhou Kouyaté, Kalidou Koulibaly e Youssouf Sabaly; Henri Saivet, Badou N’Diaye e Idrissa Gueyé (Salif Sané); Sadio Mané, Keita Baldé (Krépin Diatta) e M’Baye Niang (Mbaye Diagne). Técnico: Aliou Cissé.
Benin: Saturnin Allagbe; Séidou Barazé, Moise Adilehou, Olivier Verdon e Emmanuel Imorou; Jordan Adeoti, Cebio Soukou (David Djigla), Sessi D’Almeida (Seibou Mama), Stéphane Sessègnon e Mickaël Poté (Jodel Dossou); Steve Mounié. Técnico: Michel Dussuyer