Copa Africana de Nações

Com alguns duelos de peso logo de cara, estes foram os grupos sorteados para a Copa Africana de 2022

Adiada por conta da pandemia, a Copa Africana começará em janeiro, sediada em Camarões

Por conta da pandemia, a Copa Africana de Nações acabou transferida de 2021 para 2022. E o torneio, marcado para ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano, teve sua fase de grupos conhecida nesta terça-feira. País-sede da competição, Camarões sediou o sorteio da fase principal da CAN, em evento repleto de lendas do futebol africano. O regulamento com 24 seleções tira um pouco do peso desta etapa inicial, com os melhores terceiros colocados avançando. Ainda assim, já dá para esperar alguns jogaços.

Das seleções que foram cabeças de chave, apenas Camarões e Senegal escaparam de pedreiras maiores. Enquanto isso, as outras chaves verão confrontos de peso. A CAN 2022 terá na primeira fase Marrocos x Gana, Nigéria x Egito, Argélia x Costa do Marfim e Tunísia x Mali. Em compensação, não dá para dizer que houve a formação de um “grupo da morte”.

Vale lembrar que esta edição da Copa Africana de Nações terá as estreias de Comores e Gâmbia. Outro destaque é Serra Leoa, que volta ao certame depois de 26 anos. De resto, todas as outras 23 equipes disputaram pelo menos uma edição da CAN desde 2010. Abaixo, os seis grupos:

Grupo A: Camarões, Burkina Faso, Etiópia e Cabo Verde
Grupo B: Senegal, Zimbábue, Guiné e Malaui
Grupo C: Marrocos, Gana, Comores e Gabão
Grupo D: Egito, Nigéria, Sudão e Guiné-Bissau
Grupo E: Argélia, Costa do Marfim, Serra Leoa e Guiné Equatorial
Grupo F: Tunísia, Mali, Gâmbia e Mauritânia

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.
Botão Voltar ao topo