Copa Africana de Nações

Atual campeã, a Argélia se confirmou na CAN 2021, com direito a um gol de placa assinado por Mahrez

A seleções africanas disputam nesta Data Fifa jogos importantes pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2021. Enquanto Camarões já estava previamente classificado, como sede do torneio que será realizado em janeiro de 2022, outras potências locais confirmaram presença nas últimas horas. No domingo, Senegal carimbou o passaporte ao manter os 100% de aproveitamento na sua chave. Já nesta segunda, veio a garantia à Argélia. Os atuais campeões continentais se satisfizeram com o empate por 2 a 2 contra Zimbábue, fora de casa. O resultado acabou abrilhantado por um golaço de Riyad Mahrez.

Na liderança da chave, a Argélia dependia apenas de um empate para se confirmar na CAN 2021. E a situação das Raposas do Deserto se encaminhou no final do primeiro tempo. Andy Delort abriu o placar aos 34 minutos. Já aos 38, Mahrez anotou seu gol de placa. A jogadaça começa por um lançamento fabuloso de Saïd Benrahma. Mahrez domina de chaleira e, dentro da área, dá dois cortes desconcertantes no marcador antes de fuzilar. Zimbábue até reagiu em Harare. Knowledge Musona descontou ainda antes do intervalo, com uma belíssima cobrança de falta, enquanto Prince Dube empatou na reta final da partida.

Com dez pontos, a Argélia não pode deixar mais a zona de classificação no Grupo H. O bicho deve pegar mesmo na briga pela segunda vaga. Zimbábue tem cinco pontos, Botsuana tem quatro e Zâmbia tem três, restando mais duas rodadas. O confronto direto é o primeiro critério de desempate nas Eliminatórias da CAN 2021.

Neste domingo, Senegal se confirmou na Copa Africana ao vencer Guiné-Bissau por 1 a 0, em Bissau. Sadio Mané anotou o gol do triunfo aos 37 do segundo tempo. Com 12 pontos, os Leões de Teranga fazem a melhor campanha das Eliminatórias da CAN até o momento. Congo-Brazzaville, com sete pontos, é o favorito para ficar com a segunda vaga no Grupo I. Já no Grupo F, Camarões chegou aos 10 pontos depois de bater Moçambique por 2 a 0 nesta segunda, gols de Vincent Aboubakar e Serge Tabekou em Maputo. A equipe já estava classificada como país-sede. Os moçambicanos seguem vivos pela segunda vaga, brigando com Cabo Verde e Ruanda.

Ainda na rodada desta segunda, algumas zebras caminharam pelos gramados africanos. Malawi segurou o empate por 0 a 0 contra Burkina Faso. Sudão do Sul derrotou Uganda por 1 a 0, em resultado expressivo do recém-criado país. Já a Gâmbia bateu o Gabão por 2 a 1. Destes, os gambianos se candidatam a uma surpresa maior, em busca da participação inédita na Copa Africana. A equipe lidera o Grupo D, com os mesmos sete pontos que os gaboneses, em chave na qual ainda figuram República Democrática do Congo e Angola. Outro forte candidato a estrear na CAN 2021 é Comoros, que já tinha se saído bem nas Eliminatórias da edição anterior do torneio continental. A equipe derrotou Quênia por 2 a 1 neste domingo e lidera o Grupo G, no qual também aparecem Egito e Togo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.