Chegou a hora da verdade na terceira divisão do futebol brasileiro, com as partidas decisivas que definirão os quatro novos membros da Série B. A torcida do Fortaleza não vê a hora de o fim de semana terminar, de preferência com o clube superando o Tupi e deixando para trás oito temporadas seguidas no calvário da Terceirona. Esperança que também afeta os mineiros, mesmo tendo perdido o primeiro jogo por 2 a 0, e os apaixonados por Sampaio Corrêa, Volta Redonda, CSA, Tombense, Confiança e São Bento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

Se o foco do futebol brasileiro se volta para as brigas pro vagas na segunda divisão, também com destaque para um importante clássico entre São Paulo e Corinthians na elite, a Europa terá o sempre acirrado – pelo menos nas emoções – clássico escocês entre Celtic e Rangers, com uma das partes desesperada para encerrar uma baita freguesia recente.

O jogão

Atlético de Madrid x Sevilla
Sábado, 08h30 (ESPN+ e Watch ESPN)

O Sevilla está embalado. Depois de empatar a estreia, contra o Espanyol, emendou quatro vitórias seguidas pelo Campeonato Espanhol e está na segunda posição, a dois pontos do líder Barcelona. Nessa sequência, foram três triunfos por 1 a 0. Considerando que o Atlético de Madrid, com exceção do atropelamento a que submeteu o Las Palmas, também não está com o instinto goleador em dia, a expectativa é de uma partida com poucos gols, mas muito disputada por duas ótimas equipes. O retrospecto é todo dos colchoneros: apenas uma derrota nas últimas 15 partidas. Este duelo tende a não terminar com onze homens de cada lado. Houve 11 expulsões nesse período.

O clássico

Rangers x Celtic
Sábado, 08h (Watch ESPN)

O Rangers tem uma missão difícil e, ao mesmo tempo, muito importante: recuperar um pouco da sua honra no Old Firm. Foram seis clássicos na última temporada, com cinco vitórias do Celtic e duas goleadas por 5 a 1. O problema é que nenhum time escocês consegue bater os comandados de Brendan Rodgers, que chegaram a 56 partidas domésticas sem derrota com a goleada sobre o Dundee, na última quarta-feira. A última derrota para um rival do país foi em 11 de maio do ano passado, válida ainda pelo Escocesão de 2015/16.

Fique de olho

Juventus x Torino
Sábado, 15h30 (Fox Sports 2)

A grande rivalidade de Turim entra em campo, neste sábado, com o Torino tentando ganhar o seu primeiro clássico desde 2014. Aliás, aquela vitória foi a única da equipe contra a Velha Senhora nos últimos 23 confrontos, o que, no meu dicionário, significa uma baita de uma freguesia. Tentando derrubar os 100% de aproveitamento da Juve, o Torino, ainda invicto na Serie A com três vitórias e dois empates, conta com Andrea Belotti, que já marcou três vezes nas cinco primeiras rodadas do Italiano.

Alavés x Real Madrid
Sábado, 11h15 (ESPN+ e Watch ESPN)

Quem diria: o poderoso Real Madrid, atual bicampeão europeu, já tropeçou três vezes em cinco rodadas do Campeonato Espanhol. Todas no Santiago Bernabéu. O alívio é sair da capital espanhola para enfrentar um Alavés que perdeu as suas cinco primeiras partidas, sem marcar nenhum gol, e demitiu o técnico Luis Zubeldía. A boa notícia da semana é a renovação de contrato de Karim Benzema, que se comprometeu com o clube até 2021.

Pelo Brasil

São Paulo x Corinthians
Domingo, 11h (Premiere)

Fabio Carille, técnico do Corinthians (Photo by Miguel Schincariol/Getty Images)
Fabio Carille, técnico do Corinthians (Photo by Miguel Schincariol/Getty Images)

O Corinthians, magnífico no primeiro turno, passa por problemas no segundo. Foi derrotado três vezes e os dois que venceu foram por 1 a 0, com um gol arrancado da alma e outro de mão, ambos marcados por Jô. Nada como um clássico para embalar ou se afundar. Uma vitória contra o São Paulo seria excelente para o moral, ao mesmo tempo em que empurraria um grande rival para a beira do precipício. O Tricolor conseguiu três pontos cruciais contra o Vitória, fora de casa, na última rodada, mas segue dentro da zona de rebaixamento.

Tupi x Fortaleza
Sábado, 20h30 (Esporte Interativo)

Chegou a hora. Tem que ter chegado a hora porque o torcedor do Fortaleza não aguenta mais a terceira divisão, na qual o clube está há muito, muito tempo. São oito participações seguidas na Série C, uma sequência que pode chegar ao fim, neste sábado. Basta segurar o Tupi, em Juiz de Fora, depois de vencer por 2 a 0 no Castelão. Falta pouco, mas, depois de tantas decepções, o apaixonado pelo Tricolor de Aço só vai comemorar quando a partida acabar.

O reencontro

Leicester x Liverpool
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)

Um reencontro bem rápido porque faz apenas três dias que o Leicester eliminou o Liverpool, na terceira rodada da Copa da Liga Inglesa. Serão, no entanto, duas partidas bem diferentes, pois as duas equipes pouparam jogadores pensando neste segundo duelo, válido pela Premier League. Os Reds já somam três tropeços, o último deles contra o Burnley, em casa, na última rodada. E o Leicester ganhou apenas um jogo até agora, mas recebeu uma tabela bem complicada no começo da liga inglesa: encara o Liverpool depois de já ter enfrentado Arsenal, Manchester United e Chelsea nas cinco primeiras rodadas.

O cara

Dries Mertens
Spal x Napoli
Sábado, 13h (Fox Sports 2)

Mertens, do Napoli (Foto: Getty Images)
Mertens, do Napoli (Foto: Getty Images)

Não é todo mundo que passa alguns dias sendo comparado a Diego Maradona. O golaço que marcou na goleada do Napoli por 4 a 1 sobre a Lazio, no meio de semana, lembrou um lance do Pibe, contra a mesma adversária, em 1985. O belga, claro, afastou as comparações para se concentrar apenas em uma temporada que começa brilhante como foi a anterior. Já são sete gols em oito partidas para o atacante que se descobriu um excelente goleador.

Vale uma zapeada

Hoffenheim x Schalke 04
Sábado, 10h30 (Fox Sports)

O Hoffenheim é um time que perde pouco. Na temporada passada, foram apenas quatro derrotas, a primeira delas em janeiro. Mais uma vez, os comandados de Julian Nagelsmann começam a Bundesliga imbatíveis, com três vitórias, dois empates e a terceira colocação. O Schalke 04 também inicia bem o torneio. Perdeu do Hannover e do Bayern de Munique – pesado, por 3 a 0, em casa -, mas ganhou as outras três partidas, na tentativa de fazer uma campanha melhor do que a anterior, quando foi apenas o 10º colocado.

Lille x Monaco
Sexta-feira, 15h40 (SporTV 2)

Não tem sido fácil o retorno de Marcelo Bielsa para o futebol francês. Em seis rodadas, o técnico conseguiu levar o Lille a apenas uma vitória. Na estreia. Já são cinco partidas sem vitória, com três derrotas, e o argentino já perdeu a paciência em uma entrevista coletiva. O próximo adversário é duríssimo: o atual campeão Monaco, que soma cinco vitórias e uma derrota nas seis primeiras rodadas do Campeonato Francês.