A Copa Africana de Nações do Egito chegou ao décimo jogo com poucos gols. Geralmente, um ou dois, com exceção do empate por 2 a 2 entre Guiné e Madagascar. No fechamento do Grupo E, enfim, uma goleada. Mali fez valer seu favoritismo contra a estreante Mauritânia e venceu, com direito a golaços, por 4 a 1, saindo à frente da Tunísia na briga pela liderança da chave, depois do empate dos tunisianos com Angola por 1 a 1, mais cedo nesta segunda-feira.

Um golaço para abrir o placar

O primeiro gol, aquele sempre vital, foi uma cortesia de Abdoulaye Diaby, atacante de 28 anos do Sporting. Ele recebeu a bola pela direita do campo e avançou em diagonal até a entrada da área, da onde soltou a perna esquerda no ângulo, sem chance para o goleiro Souleymane. Antes do intervalo, Moussa Marega, do Porto, ampliou o placar para 2 a 0.

 

O primeiro gol de Mauritânia na Copa Africana de Nações

Mali, em sua sétima CAN consecutiva, dominou amplamente a partida e permitiu apenas um chute a gol de Mauritânia. Mas foi um chute bem importante. Aos 27 minutos do segundo tempo, a novata teve um pênalti a seu favor. Moctar Sidi El Hacen cobrou bem e marcou o primeiro gol da história do seu país na competição continental.

 

Os dois Traorés

Mali tem dois jogadores chamados Adama Traoré – e nenhum deles é o atacante do Wolverhampton. Tem o camisa 14, que defende o francês Orleáns, e o camisa 21, do Cercle Brugge. E os dois fizeram golaços para fechar a goleada da sua seleção. O primeiro foi o do Traoré #21, que pegou a bola na entrada da área, limpou a marcação e bateu cruzado com a perna esquerda. Pouco depois, o treinador de Mali trocou um Traoré pelo outro, e o #14 correspondeu com um belo chute colocado de fora da área.

.

Ficha técnica

Mali 4 x 1 Mauritânia 

Local: Estádio Suez, em Suez
Árbitro: Jean-Jacques Ngambo (RD Congo)
Gols: Abdoulaye Diaby, Moussa Marega, Adama Traoré #21, Adama Traoré #14 (MAL); Moctar Sidi El Hance (MAU)
Cartões amarelos: Moussa Djenepeo, Mamadou Fofana (MAL); Bakary N’Diaye, Brahim Souleymane e Mostapha Diaw (MAU)

Mali: Djigui Diarra; Hamari Traoré, Molla Wagué, Mamadou Fofana e Yousouff Koné; Diadie Samassekou, Lassana Coulibaly, Abdoulaye Diaby (Amadou Haidara), Adama Traoré #21 (Adama Traoré #14) e Moussa Djenepo (Moussa Doumbia); Moussa Marega. Técnico: Mohamed Magassouba

Mauritânia: Brahim Souleymane; Haruna Abou Demba (Moustapha Diaw), Bakary N’Diaye, Abdoul Ba e Aly Abeid; Moctar Sidi El Hance, Khassa Camara (Abdoulaye Sileye Gueye), Mohammed Delah Yaly e Ibrahima Coulibaly (Cheikh Moulaye Khalil); Ismail Diakite e Adama Ba. Técnico: Corentin Martins