Antes de seu recomeço, o Campeonato Espanhol prometia uma boa disputa pelas vagas na Liga dos Campeões. A tabela emparelhava diversos times e todos pareciam ter suas armas para a corrida. Porém, dois clubes conseguiram se distanciar e comemoraram antecipadamente a classificação à Champions: nesta rodada, Atlético de Madrid e Sevilla asseguraram presença na fase de grupos do torneio continental em 2020/21. A confirmação dos andaluzes veio nesta segunda, graças ao resultado do embate entre dois antigos concorrentes. A Real Sociedad derrotou o Villarreal por 2 a 1 no Estádio de La Cerámica e deu seu empurrão aos sevillistas.

Os gols da Real Sociedad saíram no segundo tempo e ambos contaram com a qualidade do time nas bolas paradas. Um escanteio cobrado por Martin Odegaard permitiu que Willian José cabeceasse às redes. Logo depois, em um tiro de esquina do outro lado do campo, seria a vez de Mikel Oyarzabal cruzar para que Diego Llorente concluísse. O Villarreal, único com chances de desbancar o Sevilla, descontou com Santi Cazorla num chute no cantinho. Mas a reação pararia por aí.

O Sevilla tinha emendado sua quarta vitória consecutiva neste domingo, ao derrotar o Mallorca por 2 a 0. Com isso, abriu nove pontos de vantagem sobre o Villarreal e não pode mais ser alcançado, faltando duas rodadas. A distância é a mesma em relação ao Atlético de Madrid, que já tinha se garantido na Champions por ter vantagem no confronto direto com o Submarino Amarelo, o que não acontecia com os sevillistas.

O Villarreal, em compensação, deve se classificar à Liga Europa. Com 57 pontos, a equipe está muito próxima da confirmação, já que a vaga da Copa do Rei no torneio continental deverá ser atribuída a La Liga – sem data para que a decisão nacional aconteça, à espera de que o público seja permitido ao clássico basco. O Getafe aparece logo abaixo com 54 pontos e a Real Sociedad deu um passo importante com a vitória desta segunda, recuperando-se no campeonato e também chegando aos 54. Athletic Bilbao, Valencia e Granada correm por fora.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore