A sueca Kosovare Asllani é a primeira contratada do time feminino do Real Madrid, que passará a jogar nesta temporada, 2019/20. O clube espanhol anunciou os planos de um time feminino no dia 25 de junho, durante a realização da Copa do Mundo na França – quando a Espanha teve uma boa campanha e acabou eliminada nas oitavas de final. Com um dos maiores clubes do mundo entrando no futebol feminino, as especulações sobre contratações foram muito. Asllani, enfim, é a primeira efetivamente fechada com a equipe.

Asllani tem 29 anos e deixou o Linköpings. A sueca tem muita experiência internacional: passou pelo Chicago Stars no começo da carreira, nos Estados Unidos, pelo Manchester City, da Inglaterra, e pelo PSG, da França. Foi medalha de prata pela seleção sueca na Olimpíada do Rio, em 2016, perdendo a final para a Alemanha – depois de eliminar o Brasil na semifinal, em um time que tinha Pia Sundhage como técnica e era muito baseada no jogo defensivo. Meia e atacante, a jogadora é versátil e pode atuar em diversos lugares do ataque.

“Estou orgulhosa de anunciar que eu serei a primeira contratação do Real Madrid/CD Tacon. Empolgada para fazer história, ajudar a construir e ser parte da jornada deste time desde o início. Será um sonho vestir a camisa mais bonita do mundo na próxima temporada. HALA MADRID”, escreveu a jogadora em seu Twitter.

Asllani jogou a Copa do Mundo pela Suécia e teve uma boa participação no time que acabou em terceiro lugar, depois de vencer a disputa com a Inglaterra. Na semifinal, a Suécia acabou derrotada pela Holanda na prorrogação, ficando mais uma vez próxima de chegar a uma decisão e ao inédito e desejado título – que a rival Noruega já conquistou na segunda Copa do Mundo Feminina da história, 1995.

O Real Madrid vinha sendo pressionado para ter um time feminino, principalmente porque Atlético de Madrid e Barcelona, um rival local e um rival nacional, estão dominando a modalidade na Espanha. E mais do que isso, até. O Barcelona chegou pela primeira vez na sua história à final da Champions League, derrotado pelo Lyon na final em uma goleada. Mesmo assim, foi o primeiro time espanhol a chegar a uma decisão.

No dia 25 de junho, o Real Madrid anunciou, enfim, que terá um time feminino. “A diretoria do Real Madrid CF, que se reuniu hoje, 25 de junho de 2019, concordou em propor uma fusão pela absorção do time de futebol feminino Club Deportivo Tacon, que terá efeito o dia 1º de julho de 2020, na próxima Assembléia General de Membros”, disse um comunicado dos merengues. A compra foi efetuada por cerca de € 500 mil, segundo reportado pelo El País na época.

“Ao longo da próxima temporada, na campanha de 2019/20, o CD Tacon irá treinar e jogar suas partidas como Real Madrid City, como parte da colaboração de transição entre os dois clubes”, dizia ainda a nota do Real Madrid.

O Tacon foi fundado em 2014, conquistou o acesso à primeira divisão espanhola no dia 19 de maio, ao final da temporada passada, quando venceu o playoff com Santa Teresa. O time tem 20 jogadoras no elenco principal, além de seis categorias de base, com um total de 103 garotas. Assim, o Real Madrid estará na Liga Iberdola na próxima temporada, ainda de modo transitório como Real Madrid City, mas a partir de 2020 será apenas Real Madrid.

Na época do anúncio do Real Madrid, o presidente da federação espanhola (RFEF), Luis Rubiales, comemorou o fato. “Quanto mais e melhores times estão na competição, mais atrativo e mais difícil será e isso será benéfico para a nossa seleção. O Real Madrid é um dos mais importantes clubes do mundo e eles são bem-vindos”, disse o dirigente.

Boleiras: Histórias de gerações no futebol feminino do Brasil
Um pouco da história do futebol feminino no Brasil e as dificuldades que passaram, em um e-book interessante
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
Evas do gramado
Este e-book conta a história do Primavera Atlético Clube, o time de futebol feminino proibido no Governo Vargas
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.
Meninas nao choram, jogam futebol
Uma história de futebol feminino
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.