Livro de estreia da editora No Barbante, “A Selva do Futebol” fala sobre a realidade do futebol amazonense às vésperas da inauguração da Arena da Amazônia. A publicação contou com um projeto de financiamento coletivo para ampliar a tiragem e contribuir na divulgação. E, boa notícia a quem gosta do futebol tratado com esmero na forma de literatura, a meta principal foi cumprida. Os autores Raul Andreucci e Tulio Kruse atingiram o objetivo proposto e a grande reportagem chegará às mãos de dezenas de leitores.

O mais legal é que a meta batida criou uma nova oportunidade. Para comemorar, a editora No Barbante disponibilizou um novo brinde: a amostra do livro “Plumas, Arquibancadas e Paetês – uma história da Coligay”. A publicação adapta o doutorado de Luiza Aguiar, sobre a primeira torcida organizada LGBTQ+ do Brasil, a famosa Coligay, do Grêmio. Há apenas 20 edições disponíveis para quem se interessar. Para adquirir, é só entrar na vaquinha através deste link.

“A Selva do Futebol”, além do mais, continua para venda aos interessados. O conteúdo se originou a partir de uma reportagem de fôlego, originalmente disponível no Brio, e de um texto complementar publicado aqui na Trivela. O livro traz um paradoxo do futebol amazonense, com o contraponto entre a Arena da Amazônia, o suntuoso estádio construído para a Copa do Mundo de 2014, e a realidade sufocante de clubes com sérias dificuldades para se bancar. São três capítulos principais, que contam as histórias por trás deste cenário. Na benfeitoria, é possível comprar não apenas o livro, mas também ganhar adesivo, pôster, ilustração original e até um “Dicionário Ludopédico” com verbetes do futebol.

A página oficial da editora No Barbante também oferece alguns trechos do livro a quem desejar conhecer um pouco mais do conteúdo. São eles: “Obrigado por jogar”, sobre dois clubes locais, o Holanda e o Sul América; “O canteiro de obras“, sobre a construção da Arena da Amazônia; e “Tão perto, tão longe“, sobre o Rio Negro e o Nacional, bem como sobre o presidente da federação amazonense. Aqui na Trivela, realizamos o sorteio de dois livros e de um pôster. Entraremos em contrato com os ganhadores durante as próximas horas.

Abaixo, o vídeo falando sobre “A Selva do Futebol” e a vaquinha: