A segunda divisão do Campeonato Austríaco teve um final bastante suspeito. A competição chegou à última rodada com dois times brigando pelo acesso: Ried e Austria Klagenfurt. Com as duas equipes igualadas na pontuação, o saldo de gols poderia ser decisivo para definir o campeão – e, por consequência, o único time a subir diretamente à elite. Porém, no que se prometia uma sexta-feira emocionante, prevaleceu o cheiro de tramoia no ar. O Ried celebrou a promoção ao golear o Floridsdorfer por incríveis 9 a 0. Os 6 a 1 do Austria Klagenfurt sobre o Wacker Innsbruck se tornaram insuficientes. O Ried fechou a campanha com uma vantagem de cinco gols no saldo sobre o Klagenfurt.

Numa edição sem rebaixamento na segundona austríaca, Floridsdorfer e Wacker Innsbruck já não tinham mais interesse na competição. Ainda assim, a chuva de gols assustou. A goleada do Ried se desenhou logo cedo, com cinco gols nos primeiros 32 minutos de jogo. O Austria Klagenfurt só abriu o placar aos 43 do primeiro tempo. A esta altura, a vantagem de cinco gols no saldo estava estabelecida pelo Ried. No segundo tempo, o time de Klagenfurt tentou correr atrás do prejuízo e iniciou sua goleada. Entretanto, a gordura confortável do Ried se manteve, ainda mais com os outros quatro tentos assinalados pela equipe.

Os dois clubes fecharam a campanha com os mesmos 64 pontos. O Ried, entretanto, tinha 34 gols positivos no saldo – contra 29 do Austria Klagenfurt. O Liefering, principal perseguidor de ambos, esteve longe de competir nesta reta final e somou 53 pontos. Figurante costumeiro na elite desde os anos 1990, o Ried havia sido rebaixado em 2016/17. Já o Austria Klagenfurt não aparece na primeira divisão desde 2003/04.

Depois da partida, o Floridsdorfer chegou a emitir um comunicado pedindo desculpas: “Sabemos que desapontamos muitas pessoas. Queremos pedir desculpas em nome do clube. Estamos desolados pelo fraco comportamento da nossa equipe. Defendemo-nos veementemente contra as várias acusações das quais temos sido alvos. Vamos analisar intensivamente os acontecimentos desta partida”.

Do outro lado, o técnico do Austria Klagenfurt levantou suspeitas sobre o ocorrido. Conforme a imprensa austríaca, a federação local deverá investigar a goleada. Os lances mais estranhos acontecem no segundo tempo, mas em desleixos que não parecem tão extraordinários a uma equipe que já levava uma pacotada: