Eram seis times brigando por duas vagas de acesso direto e uma nos playoffs contra o antepenúltimo colocado da primeira divisão. A rodada derradeira da Ligue 2, a segundona do Campeonato Francês, previa uma noite da mais pura insanidade futebolística. Não que se esperasse bom nível técnico, como se viu por muitos gols, mas a emoção era o que realmente importava. Quem olha apenas para a classificação final pode até imaginar certa monotonia. Os seis postulantes venceram e as posições do início da rodada se mantiveram. Porém, as aparências enganam. O delírio pela glória ou pelo medo tomaram as seis canchas que receberam verdadeiras finais nesta sexta.

VEJA TAMBÉM: Dez pontos que explicam a revolução do Monaco, o terror do reinado de Paris

Foram 26 gols nos seis confrontos decisivos e oito momentos em que as posições se alteraram na tabela. O ápice da incredulidade veio no último lance da última partida a terminar. Aos 51 do segundo tempo, o Amiens buscou a vitória e saltou, em um rompante, da sexta colocação ao vice-campeonato, quando todos os outros esperavam apenas o apito final. Desencadeou cenas espetaculares de comemoração no Estádio Auguste Delaune, onde visitava o Stade de Reims. Enquanto isso, o Troyes teve que se contentar com a vaga nos playoffs, após virar aos 43 do segundo tempo um jogo que perdia por dois gols de diferença até o intervalo. Pior mesmo para a apaixonada torcida do Lens, que viu sua equipe permanecer no G-3 por 89 minutos, mas continuará na segunda divisão.

A taça da Ligue 2 fica com o Strasbourg, prêmio merecido em diversos sentidos – e que valerá um texto exclusivo aqui na Trivela durante os próximos dias. O tradicionalíssimo clube da Alsácia, campeão nacional em 1979, passou por dificuldades bastante sérias desde o final da década passada. Emendou dois rebaixamentos em três temporadas e, em 2011, declarou falência. Precisou se reconstruir a partir da quinta divisão, galgando os degraus pouco a pouco. Campeão da quinta e da quarta divisões em temporadas consecutivas, passou três anos na terceirona, até erguer mais um título em 2015/16.

strasbourg

Já nesta campanha, o Strasbourg nem era colocado entre os favoritos na Ligue 2. Os novatos permaneceram boa parte do campeonato em posições intermediárias da tabela. Entretanto, deram uma bela arrancada na reta final, chegando ao topo. Nesta sexta, os líderes precisavam apenas fazer a sua parte para erguer mais um troféu. Até chegaram a ficar na zona dos playoffs, diante dos primeiros gols. Mas não demorariam a abrir o placar contra o Bourg Peronnas, encaminhando a festa. Os celestes ampliaram a diferença e até tomaram pressão depois que os visitantes diminuíram, mas puderam respirar aliviados ao apito final, com os 2 a 1 no placar. O clube volta à elite após nove anos, aparecendo pela 57ª vez no primeiro nível.

Logo abaixo, o Amiens arrancou a segunda vaga do acesso direto da maneira mais espetacular, com o triunfo por 2 a 1. Oscilando em diversos momentos da campanha, os Unicórnios saltaram seis posições em seis rodadas, graças a seis vitórias consecutivas. O número seis, aliás, parece dar sorte na região da Picardia. Visitando o Stade de Reims, a equipe abriu o placar e tomou o empate no início do segundo tempo. Já aos 44, ficou em vantagem numérica, com a expulsão de um atleta adversário. Deu-se o momento da mais pura pressão. Quando até o goleiro já estava na área, o camisa 10 Emmanuel Bourgaud transformou-se no herói, com um tiro cruzado. Viu comissão técnica e torcedores invadirem o gramado, com a comemoração seguida pelo apito final. No sexto minuto dos acréscimos, levou o time da sexta à segunda posição, somando 66 pontos. Será a estreia do Amiens na elite, após 36 (6×6) temporadas na segundona.

Ainda com chances, mas não garantido, o Troyes surge na terceira colocação, o que não parece tão ruim, apesar da ultrapassagem do Amiens nos instantes derradeiros. Afinal, a equipe começou tomando dois gols logo no primeiro tempo durante a visita ao Sochaux. A reação começou apenas na segunda etapa, com as redes balançando aos 15 e aos 32. O empate não adiantava nada, diante do quadro geral. Por isso mesmo, os visitantes buscaram a virada épica por 3 a 2 aos 43 do segundo tempo. Ficariam com a vaga direta até a surpresa do Amiens. Agora, farão o confronto com o antepenúltimo da Ligue 1, em briga que concentra Nancy, Bastia, Lorient, Caen e Dijon. O clube da Champanha tem a chance de retornar à elite apenas um ano após o rebaixamento.

Por fim, a frustração. O Lens não demorou a cumprir o esperado no duelo contra o Niort, vencendo por 3 a 1, e permaneceu na zona de acesso durante a maior parte da rodada. Perdeu a vaga direta com a virada do Troyes e se frustrou de vez com o milagre do Amiens, deixando o Z-3. O Brest, por sua vez, engordou o saldo de gols, o que não adiantou. Amassando o Gazélec Ajaccio por 6 a 2, os alvirrubros colocaram as mãos na vaga aos playoffs durante boa parte do segundo tempo, derrubados ao final pelo Troyes. Por fim, o Nîmes precisou virar o seu jogo contra o Laval por 2 a 1 e nem pôde se iludir. Serviu mais para valorizar o épico do Amiens, ao deixá-lo na sexta colocação antes do gol que o impulsionou ao êxtase.

Já a rabeira da tabela também teve sua dose cavalar de emoção, especialmente em um jogo. Os históricos Auxerre e Red Star Paris se enfrentavam no Stade de l’Abbé Deschamps. O clube da capital precisava vencer a qualquer custo, enquanto os alviazuis ainda corriam o risco de ir aos playoffs contra o rebaixamento. A vitória por 1 a 0 selou a permanência do Auxerre e a queda do Red Star. Quem vai aos playoffs é o Orléans, derrotado pelo Le Havre. Pegará o Paris FC, rival do Red Star e que tenta o retorno à Ligue 2 uma temporada após a queda, ao ficar em terceiro no Championnat Nacional, a terceira divisão. Châteauroux e Quevilly subiram diretamente à segunda.

Abaixo, tentamos traduzir um pouco da emoção vivida durante os 96 minutos intensos de futebol na Ligue 2. Apontamos todos os gols anotados nas seis partidas decisivas para o acesso, assim como as alterações na tabela quando elas aconteceram. Os vídeos ajudam a dimensionar a emoção – e os problemas técnicos também. Confira:

*****

O lance a lance da rodada insana da Ligue 2

Começa a rodada, todos somam um ponto

1° – Strasbourg (65 pontos)
2° – Amiens (64 pontos e vantagem no saldo)
3° – Troyes (64 pontos)

————————————–
4° – Lens (63 pontos e vantagem no saldo)
5° – Brest (63 pontos)
6° – Nîmes (62 pontos)

GOOOOOOOOOOOOOL!: 7’ – Lens 1×0 Niort

Lens (65) >>>
Strasbourg (65) <<<
Amiens (64) <<<

————————————–
Troyes (64) <<<
Brest (63)
Nîmes (62)

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 13’ – Stade de Reims 0x1 Amiens

Amiens (66) >>>
Lens (65) <<<
Strasbourg (65) <<<

————————————–
Troyes (64)
Brest (63)
Nîmes (62)

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 15’ – Strasbourg 1×0 Bourg Peronnas

Strasbourg (67) >>>
Amiens (66) <<<
Lens (65) <<<

————————————–
Troyes (64)
Brest (63)
Nîmes (62)

GOOOOOOOOOOOOOL!: 15’ – Lens 2×0 Niort
GOOOOOOOOOOOOOL!: 18’ – Strasbourg 2×0 Bourg Peronnas

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 23’ – Sochaux 1×0 Troyes

Strasbourg (67)
Amiens (66)
Lens (65)

————————————–
Troyes (63) <<<
Brest (63)
Nîmes (62)

26’ – Brest 1×0 Gazélec Ajaccio

Strasbourg (67)
Amiens (66)
Lens (65)

————————————–
Brest (65) >>>
Troyes (63) <<<
Nîmes (62)

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 28’ – Laval 1×0 Nîmes

Strasbourg (67)
Amiens (66)
Lens (65)

————————————–
Brest (65)
Troyes (63)
Nîmes (61) <<<

GOOOOOOOOOOOOOL!: 28’ – Brest 2×0 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 32’ – Brest 3×0 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 40’ – Sochaux 2×0 Troyes

Intervalo nos jogos

GOOOOOOOOOOOOOL!:52’ – Brest 3×1 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 57’ – Laval 1×1 Nîmes

Strasbourg (67)
Amiens (66)
Lens (65)

————————————–
Brest (65)
Troyes (63)
Nîmes (62) >>>

GOOOOOOOOOOOOOL!: 58’ – Lens 2×1 Niort
GOOOOOOOOOOOOOL!: 59’ – Brest 4×1 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 60’ – Sochaux 2×1 Troyes
GOOOOOOOOOOOOOL!: 62’ – Stade de Reims 1×1 Amiens

Strasbourg (67)
Lens (65) >>>
Brest (65) >>>

————————————–
Amiens (64) <<<
Troyes (63)
Nîmes (62)

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 72’ – Brest 5×1 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 75’ – Strasbourg 2×1 Bourg Peronnas

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 77’ – Sochaux 2×2 Troyes

Strasbourg (67)
Lens (65)
Brest (65)
————————————–

Amiens (64)
Troyes (64) >>>
Nîmes (62)

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 78’ – Brest 5×2 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 85’ – Brest 6×2 Gazélec Ajaccio
GOOOOOOOOOOOOOL!: 88’ – Sochaux 2×3 Troyes

Strasbourg (67)
Troyes (66) >>>
Lens (65) <<<
————————————–

Brest (65) <<<
Amiens (64) <<<
Nîmes (62)

 

GOOOOOOOOOOOOOL!: 88’ – Laval 1×2 Nîmes

Strasbourg (67)
Troyes (66)
Lens (65)
————————————–
Brest (65)
Nîmes (64) >>>
Amiens (64) <<<

GOOOOOOOOOOOOOL!: 92’ – Lens 3×1 Niort
GOOOOOOOOOOOOOL!: 96’ – Stade de Reims 1×2 Amiens

Strasbourg (67)
Amiens (66) >>>
Troyes (66) <<<

————————————–
Lens (65) <<<
Brest (65) <<<
Nîmes (64) <<<

 

Classificação final

1° – Strasbourg (67 pontos) – 96 minutos no G-3
2° – Amiens (66 pontos, vantagem no saldo) – 62 minutos no G-3
3° – Troyes (66 pontos) – 15 minutos no G-3

————————————–
4° – Lens (65 pontos e vantagem no saldo) – 89 minutos no G-3
5° – Brest (65 pontos) – 26 minutos no G-3
6° – Nîmes (64 pontos) – 0 minutos no G-3