A Liga Europa teve rodada decisiva em suas preliminares nesta quinta-feira. Nada menos que 42 jogos classificatórios aconteceram ao redor do continente, com muitas histórias para contar. E se os resultados não garantiram tantas zebras assim, o protagonismo coube mesmo às torcidas. Enquanto na Romênia houve enorme confusão no jogo entre Universitatea Craiova e Honvéd, os alemães do Eintracht Frankfurt repetiram o show visto na edição passada da competição, mesmo em um jogo sem tanta projeção.

O Frankfurt realizou a primeira partida oficial da temporada na Commerzbank Arena. Após derrotar o Flora Tallinn por 2 a 1 fora de casa, a situação das Águias já estava encaminhada. Ainda assim, a torcida deu um enorme espetáculo para um compromisso praticamente protocolar. A entrada dos times em campo contou com bandeiras e uma chuva de papel picado que embelezou a noite. Em campo, os alemães repetiram o placar de 2 a 1, graças a dois gols do português Gonçalo Paciência. E outro momento bonito aconteceu na saída dos estonianos de campo, ovacionados pelos germânicos. Reconhecimento ao esforço.

A partida entre Universitatea Craiova e Honvéd, por sua vez, ganhou as manchetes por motivos nada nobres. Após o empate sem gols no primeiro jogo, o placar zerado também prevaleceu na volta realizada na Romênia. A prorrogação se encaminhava ao final quando, no último minuto, durante uma confusão entre os jogadores, uma bomba estourou próxima ao árbitro, que também foi atingido na cabeça por um isqueiro.

O norte-irlandês Arnold Hunter caiu em campo e precisou ser atendido por uma ambulância. Indicando seu visível receio, o juiz deixou o gramado e, depois de mais de meia hora de paralisação, o quarto árbitro assumiu o apito. O fim dos acréscimos foi completado, antes que se realizassem os pênaltis. Segundo a imprensa local, o duelo só foi retomado porque a polícia não garantiu a segurança em caso de abandono, após conflitos com torcedores húngaros. Na marca da cal, o Craiova venceu por 3 a 1 (com três penalidades desperdiçadas pelos húngaros) e a torcida comemorou com mais fogos. A ocasião, contudo, pode gerar uma punição da Uefa.

Em partidas mais amenas, os representantes das cinco grandes ligas fizeram todos a sua parte. O Espanyol bateu os islandeses do Stjarnan por 3 a 1, após o triunfo por 4 a 0 na Catalunha. O Torino fez 4 a 1 no Debrecen dentro da Hungria, somando aos 3 a 0 na Itália. Outro a golear foi o Wolverhampton, que viajou à Irlanda do Norte e fez 4 a 1 sobre o Crusaders. O único a passar apuros foi o Strasbourg, que perdeu na visita ao Maccabi Haifa em Israel por 2 a 1 e avançou graças aos 3 a 1 aplicados na França.

A lista de clubes tradicionais que se classificaram ainda inclui Partizan Belgrado, Vitória de Guimarães, Aberdeen, Rangers, Brondby, Malmö, CSKA Sofia, Aris, AZ e Legia Varsóvia. Em suma, a camisa pesou ao longo da rodada. Mas não em todos os casos. A maior decepção foi o Utrecht, que sucumbiu diante do Zrinjski. Após o empate por 1 a 1 na Holanda, os visitantes perderam por 2 a 1 na Bósnia, com direito a prorrogação. O gol da classificação do Zrinjski veio em lance de pelada, no qual a bola bateu no travessão após um desvio contra e o goleiro bobeou ao não segurar o rebote diante do atacante que já comemorava.

Outro azarão que merece menção é o Haugesund, da Noruega, que virou carrasco do Sturm Graz. A vitória por 2 a 0 na ida permitiu que o time avançasse mesmo com a derrota por 2 a 1 na Áustria. E ainda merece uma menção o Vaduz, representante de Liechtenstein, que superou o húngaro Fehervar na prorrogação. Já o Steaua Bucareste não foi eliminado, mas merece os holofotes pelas consequências de seu resultado. A derrota por 3 a 2 em casa contra os armênios do Alashkert provocou o pedido de demissão do técnico Bogdan Andone.

A próxima rodada da Liga Europa conta com mais 36 jogos. São 10 duelos na Rota dos Campeões, que repesca boa parte dos eliminados na Champions. Já na Rota da Liga, entre os 26 embates, há alguns encontros mais interessantes: Feyenoord x Dinamo Tbilisi, Brondby x Braga, Molde x Aris, Midtjylland x Rangers, Rijeka x Aberdeen, Luzern x Espanyol, Sparta Praga x Trabzonspor e Vaduz x Eintracht Frankfurt valem destaque.