Revista de futebol mais tradicional da América do Sul, a El Gráfico encerrou suas atividades na mídia impressa há quase dois anos. Nesta semana, porém, o veículo argentino anunciou uma edição especial – e solidária. Em parceria com a Associação de Luta contra o Mal de Alzheimer e Alterações Semelhantes (ALMA), a El Gráfico lançou um número chamado “Futebol versus Alzheimer”. Mais do que trazer um conteúdo informativo, a publicação poderá ser usada como uma ferramenta terapêutica.

Segundo a El Gráfico, sua nova revista se baseia em um estudo realizado pela Universidade Autônoma de Barcelona, que demonstrou como falar sobre futebol pode estimular a memória, a atenção e o estado de ânimo de pessoas com deterioração cognitiva – incluindo pacientes com Alzheimer. A revista Líbero, da Espanha, foi pioneira a criar exemplares dedicados à luta contra o Alzheimer. Agora, a El Gráfico toma a mesma iniciativa, com o mote “O futebol vence o esquecimento”.

“O objetivo da revista é proporcionar um instrumento de ajuda, provado cientificamente, que contribua ao estímulo cognitivo por meio da reminiscência, que reforce a identidade, o sentido de pertencimento e incremente a autoestima das pessoas afetadas através da paixão que gera o esporte. Também pode ser usada como um recurso para manter um envelhecimento ativo e saudável”, explica a revista argentina. Além de matérias históricas, a edição especial também traz perguntas para estimular a memória dos leitores.

O projeto gráfico regasta a estética de edições da El Gráfico em décadas passadas. O conteúdo se resume a grandes momentos do futebol argentino nos anos 1960, 1970 e 1980, com muitos elementos visuais. A Copa do Mundo de 1978 ilustra a capa e as matérias principais, assim como há relatos de momentos gloriosos de nove grandes clubes do país. “Futebol versus Alzheimer” teve uma tiragem de 10 mil revistas, distribuídas de forma gratuita em toda a Argentina, através de instituições e órgãos públicos. Também é possível baixar a edição digital através deste link. Um golaço da El Gráfico.

O vídeo promocional conta com a participação de antigos ídolos da seleção argentina:

*Agradecimento especial ao amigo Caio Brandão, que deu a dica da pauta. Valeu!