Em 2018, a Nike assumiu um risco ao criar um uniforme tão fora dos padrões para a Nigéria. Essa aposta se pagou, a camisa foi um sucesso imenso e deu à empresa o sinal verde para tentar mais empreitadas neste estilo. E é exatamente isso que a marca faz agora em 2020, no lançamento dos uniformes de EUA, Coreia do Sul e, mais uma vez, Nigéria. E este é apenas o início de algo muito maior.

A Nike misturou arte e futebol com um pano de fundo cultural de cada um dos países para chegar às peças que você vê abaixo. O uniforme titular da Coreia do Sul, por exemplo, traz uma interpretação da Hallyu, a “Onda Coreana”, como se denomina o processo de popularização da cultura sul-coreana no mundo.

Camisas da Coreia do Sul para 2020 (Divulgação)

Já os uniformes nigerianos tomam inspiração do tradicional manto agbada, no caso da camisa titular, e do onaismo, um movimento artístico do país cuja herança estética vem dos iorubás, grupo étnico da África Ocidental.

Camisas da Nigéria para 2020 (Divulgação)
Camisa titular da Nigéria para 2020 (Divulgação)

Por fim, a coleção dos Estados Unidos não traz alguma grande referência estética nacional, mas é também distinta em seu uniforme reserva, ao mesmo tempo em que é clássica na versão titular. O toque final é o logo retrô especial da Nike, o Futura.

Camisas dos Estados Unidos para 2020 (Divulgação)
Camisas dos Estados Unidos para 2020 (Divulgação)

Com esses lançamentos, o que inicialmente era uma indicação acabou confirmado: no Twitter, Heidi Burgett, diretora sênior de comunicação global da Nike, revelou que a empresa estava abandonando os templates, alvos de tantas críticas ao longo dos últimos anos pela uniformização dos modelos.

Segundo Burgett, os designers da Nike receberam “65 opções de chassis”, em meio a diferentes golas, mangas, posição do escudo etc. As fontes puderam ser customizadas, as estampas, feitas à mão, e “o visual de cada time será próprio”.

Depois dessas palavras, a expectativa é grande para ver o que a Nike poderá entregar no ano. Os primeiros sinais, vistos nas imagens acima, são excelentes.