A NBC quer catequizar futebolisticamente os americanos

Rede de televisão americana investiu alto na compra dos direitos de transmissão da Premier League e começa a ensinar os espectadores não muito afeitos ao futebol

A NBC está realmente empenhada em introduzir a Premier League nos Estados Unidos. A rede de televisão americana pagou caro – mais exatamente, US$ 250 milhões – para adquirir os direitos de transmissão do campeonato. Para começar a valer o investimento, foram feitas campanhas de marketing bastante criativas. O metrô de Nova York foi pintado com as cores dos clubes, enquanto uma propaganda humorística imaginou o Tottenham sendo assumido por um treinador de futebol americano.

Já a segunda etapa iniciada promete ser mais delicada. A NBC lançará um guia para torcedores que não estão lá muito acostumados ao esporte.  E a primeira peça já dá uma mostra do trabalho educativo prometido pela emissora americana: uma explicação dividida em cinco tópicos sobre como funciona o sistema de pontuação na Premier League, publicada no twitter de futebol do canal (imagem abaixo).

Para quem vive futebol, a foto parece mais um futebol para leigos – “for dummies”, como nos famosos guias lançados nos EUA – ou mesmo para idiotas. O problema é que realmente existem pessoas não conhecem esses detalhes. Ou todos os brasileiros conhecem o sistema de classificação da NFL, a liga de futebol americano, ou da MLB, de beisebol? Enquanto a Premier League for estranha para alguns americanos, não reclame dessa catequização.

BRkkkCnCYAASXqr