A Liga Europa abriu sua penúltima fase preliminar e contou com 32 jogos nesta quinta-feira. Nada de grandes surpresas, por enquanto. A maioria dos clubes de peso nesta etapa da competição já encaminhou a classificação para a sequência do qualificatório. Torino, Espanyol, Eintracht Frankfurt, Feyenoord e Wolverhampton venceram por pelo menos três gols de diferença. Outros tantos garantiram ao menos a vantagem na ida, incluindo PSV, Spartak Moscou, AEK Atenas, Rangers e Partizan. Se há um candidato principal a zebra, é o lituano Suduva, que saiu em vantagem contra o Maccabi Tel-Aviv em Israel, com o triunfo por 2 a 1. No mais, a maioria absoluta dos vencedores figurou nos torneios continentais recentemente.

Ainda assim, a quinta-feira de futebol merece destaque pelos muitos golaços. Foi uma noite inspirada por lindas finalizações rumo às redes. Abaixo, selecionamos algumas delas, na ordem: Matías Vargas, do Espanyol, nos 3×0 sobre o Luzern; Dominik Kaiser, do Brondby, na derrota por 4 a 2 contra o Braga; Filip Kostic, do Eintracht Frankfurt, nos 5 a 0 em cima do Vaduz; Zelimkhan Bakaev, do Spartak Moscou, nos 3 a 2 sobre o Thun; Guelor Kanga, do Sparta Praga, nos 2 a 2 diante do Trabzonspor; e Ivo Rodrigues, do Royal Antuérpia, no 1 a 0 sobre o Viktoria Plzen.

 

E fica também um bônus abaixo, de três assistências que valem a pena ver: o elástico de Sam Larsson, do Feyenoord, nos 4 a 0 sobre o Dinamo Tbilisi; a troca de passes belíssima do Molde para o gol de Magnus Eikrem, nos 3 a 0 sobre o Aris; e o calcanhar ousado que permitiu a tripleta de Dominik Stolz, no Dudelange 3×1 Kalju.