A Rota dos Campeões é motivo de controvérsia para muitos. Em nosso guia sobre a Liga dos Campeões, analisamos os argumentos dos partidários e dos opositores ao sistema implantando por Michel Platini. E está claro: há verdades cabíveis para ambas as partes. Nesta primeira rodada, entretanto, os protegidos de Platini devem ter dado um motivo a mais para o francês sorrir.

Dos cinco times saídos da Rota, dois deles estrearam com vitória. O resultado mais notório foi o do BATE Borisov, que superou o Lille dentro do Stade Métropole. Durante o primeiro tempo, foram quatro finalizações dos bielorrussos e três bolas nas redes, que abriram o caminho para o resultado histórico do clube, após um segundo tempo de abnegação na defesa. Da mesma forma, o Cluj foi pressionado pelo Braga o jogo todo e, nas duas únicas vezes que acertou o pé, bateu o goleiro Beto, alcançando triunfo por 2 a 0.

Nesta quarta, ainda houve o empate do Celtic com o Benfica, em jogo de poucas emoções. Até mesmo o Nordsjaelland, beneficiado com vaga direta na fase de grupos, fez jogo duro contra o Shakhtar Donetsk, mantendo 61% de posse de bola dentro da Donbass Arena. Já na terça, o Anderlecht ficou no zero com o Milan, enquanto previsivelmente o Dinamo Zagreb sucumbiu ao Porto.

Ainda é cedo para afirmar o sucesso futuro das surpresas – especialmente do BATE, em um grupo no qual os favoritos são Bayern Munique e Valencia.  Mas, ao menos por essa primeira rodada, já há a impressão que os sacos de pancadas anunciados anteriormente não serão tão óbvios assim. Para a alegria de Platini e sua política de oferecer a Liga dos Campeões a uma porção maior do continente.

As camisas que pesam

Nos outros jogos, Barcelona e Manchester United conseguiram as vitórias esperadas, ainda que sem brilhantismo. Os blaugranas tiveram dificuldades para alcançar a virada contra o Spartak, dependendo de um Messi mais eficiente do que genial. O United, por sua vez, passou certo sufoco contra o Galatasaray no fim do primeiro tempo, mas reencontrou a segurança após o intervalo. Por fim, o Bayern Munique não sobrou, mas se valeu da apatia adversária para superar o Valencia com certa tranquilidade.

Qual a melhor partida da primeira rodada?

Real Madrid e Manchester City protagonizaram o melhor jogo do primeiro dia da LC. Mas Chelsea e Juventus fizeram confronto igualmente emocionante em Stamford Bridge. Oscar roubou a cena com dois gols em seus dois únicos arremates na partida. Pela Vecchia Signora, porém, acabou pesando a boa forma de Marchisio, autor das duas assistências para o empate de sua equipe.