Ah, as Datas Fifa. Sempre trazendo a emoção das eliminatórias ou amistosos internacionais com as melhores seleções do mundo.

Bem, a verdade é que nem sempre temos jogos tão empolgantes, mas ao menos neste fim de semana teremos situações interessantes e de pressão.

Ainda não teremos mais nenhum classificado para a Copa de 2014, mas alguns países podem ficar muito perto da vaga, como Alemanha, Holanda, Itália e Bélgica. Esses estão beliscando uma passagem para o Brasil.

Em geral, os campeonatos nacionais param para as Eliminatórias. Nós, da Trivela, não. E aqui está o Roteiro com os melhores duelos dos próximos dias.

O jogão

Peru x Uruguai
Sexta, 23h30

A situação não é muito animadora para o Uruguai. Quinto colocado nas eliminatórias sul-americanas, o time de Forlán, Suárez e Cavani soma 16 pontos, cinco a menos do que Chile e Equador, com vagas diretas para o Mundial. A palavra de ordem na seleção de Óscar Tabárez é vencer. Só a vitória interessa contra o Peru, que está logo atrás com seus 14 pontos. É vida ou morte na noite de sexta-feira. O duelo promete.

O clássico

Sérvia x Croácia
Sexta, 15h45

Que Sérvia e Croácia nutrem uma rivalidade sangrenta desde os tempos de Iugoslávia, você já sabe. E que a Croácia fez 2×0 em março e tirou as chances dos sérvios no grupo A das Eliminatórias, provavelmente também deve ter ciência. O que você provavelmente não deve se lembrar é que a Sérvia ainda pode complicar os croatas no grupo. Três pontos atrás da Bélgica, a Croácia não pode perder pontos nos duelos contra os outros concorrentes. Jogando em Belgrado, os donos da casa querem retribuir a última derrota. Será que só a motivação basta?

Vale uma zapeada
VEJA A PROGRAMAÇÃO DA TV

Alemanha x Áustria
Sexta, 15h45

Ano após ano, a seleção alemã chega repleta de favoritismo para garantir um lugar na Copa e em 2013 não é diferente. Diante da Áustria, a Alemanha pode ficar muito perto do seu objetivo. Com 16 pontos, cinco a mais do que os austríacos, vice-líderes da chave D, os germânicos devem vencer com tranquilidade o desafio em seu domínio.

Fique de olho

Neymar Brasil

Brasil x Austrália
Sábado, 16h15

O sábado vai ser um baita feriadão nacional no Brasil. E com essa premissa, a Seleção recebe a Austrália para um amistoso em Brasília. Como Scolari não terá nenhum campeonato pela frente até a Copa, podemos dizer que os brasileiros levarão a sério esse duelo contra os Socceroos. No entanto, não será lá um grande parâmetro de adversário competitivo.

Itália x Bulgária
Sexta, 15h45

A Itália não está com tanta folga assim no grupo B das Eliminatórias da Europa para 2014. Os quatro pontos de vantagem em relação a Bulgária podem aumentar drasticamente e deixar os tetracampeões mundiais em uma posição muito confortável. Eles que não esperem tanta facilidade contra a surpreendente seleção búlgara, mesmo em casa.

Escócia x Bélgica
Sexta, 16h00

Vale muito uma vitória para a Bélgica nesse duelo contra a Escócia. Várias coisas contam a favor dos Diabos Vermelhos na partida diante dos escoceses, já sem nenhuma chance de classificação no grupo A. Com 19 pontos, os belgas podem sim contar com mais esses três da sexta-feira. Certamente a Escócia não vai querer complicar de graça o confronto.

Estônia x Holanda
Sexta, 15h30

A Holanda é mais uma das seleções que nada de braçada na campanha das Eliminatórias e que pode encaminhar muito bem a vaga na Copa de 2014. Com 18 pontos, sete a mais do que a Hungria, a Oranje visita a Estônia, que até aqui só venceu duas partidas: contra a lanterninha Andorra. Deve ser mais uma missão tranquila para Louis Van Gaal sair de lá com mais essa vitória.

Costa do Marfim x Marrocos
Sábado, 14h

Perto de assegurar a classificação para os play-offs das Eliminatórias africanas, a Costa do Marfim encara Marrocos neste sábado e um empate deve servir para as ambições dos Elefantes, que estão na folga com 13 pontos, contra 8 dos marroquinos, no grupo C das Eliminatórias.

Camarões x Líbia
Domingo, 11h30

Os camaroneses lideram o grupo I das Eliminatórias africanas, mas ao menos pela pequena margem em relação a Líbia, devem ficar espertos no duelo da manhã de domingo. Um ponto separa os dois e uma zebra pode mudar os rumos do grupo. A República Democrática do Congo vem logo atrás com seis e pode se aproveitar de um empate para encostar nos dois. Duelo de suma importância para Camarões, que precisa defender sua tradição como grande no continente.

Gana x Zâmbia
Sexta, 13h

O duelo entre Gana e Zâmbia vale a primeira posição da chave D nas Eliminatórias da África para a Copa de 2014. Separados por apenas um ponto, os dois países ainda brigam para ver quem avança aos play-offs. Em casa, Gana tem a vantagem da torcida e da liderança do grupo, com 12 pontos. Um empate deve servir para as ambições dos Estrelas Negras, mas quem quer se impor para chegar em 2014 precisa saber jogar em seus domínios.

Finlândia x Espanha
Sexta, 15h30

Acredite se quiser, a última vez que esses dois se enfrentaram, a Finlândia conseguiu um bravo empate com a Espanha fora de casa, por 1 a 1. Alguns meses depois, a Espanha mantém a liderança do Grupo I, com 11 pontos (cinco a mais do que os escandinavos) e precisa se refazer do cascudo que levou do Brasil na final da Copa das Confederações. Em circunstâncias normais, poderíamos apostar numa vitória da Fúria. O problema é enxergar este jogo como outro qualquer. A chance de retranca dos finlandeses é grande e os espanhóis podem sofrer um pouco com isso até o fim. Outro empate pode ser perigoso, sobretudo se a França vencer seu jogo contra a Geórgia.

Vélez Sarsfield x Newell’s Old Boys
Sexta, 20h10

Vélez e Newell´s ão os dois últimos campeões argentinos. E vão se reencontrar pelo Torneo Inicial nesta sexta-feira. Pelo menos por agora o Newell´s lidera a tabela com 11 pontos, 1 a mais que o Argentinos Jrs. Lá embaixo, na 11ª posição, os fortineros tentam se recuperar da série de quatro jogos sem vitória. Em Buenos Aires, só resta o Vélez fazer valer o apoio de sua torcida, mas enfrentar o líder e o melhor time na Argentina será um pouco complicado.

O reencontro

Costa Rica x Estados Unidos
Sexta-feira, 23h

Costa Rica e Estados Unidos representa a revanche dos costarriquenhos contra o domínio dos norte-americanos nas Eliminatórias da Concacaf. Você bem deve lembrar que na última vez que esses dois se enfrentaram, nevou pra mais de metro nos EUA, o que irritou muito os visitantes. O clima é de guerra para o novo encontro e os jornais da Costa Rica engrossam a campanha para que a seleção local retribua com bom futebol ao perrengue da nevasca em Denver. Quem vencer fica com a liderança. Por agora, os EUA estão na frente com 13 pontos, dois a mais do que os adversários desta sexta.

O cara

Falcao Colombia

Falcao Garcia
Colômbia x Equador
Sexta, 17h30

A Colômbia está voando nas Eliminatórias e enfrenta um rival que também está entre os possíveis classificados de forma direta para a Copa de 2014. Falcao e seus companheiros recebem o Equador e uma vitória pode afastar os adversários e dar uma segurança maior ao time treinado por José Pekerman. Inclusive com Falcao em campo, os colombianos já devem sair com 1 a 0 no placar.