A partida de maior público do futebol brasileiro em 2015 é o Flamengo x Vasco de março. A chuva torrencial não impediu que as arquibancadas do Maracanã se enchessem e que 56 mil torcedores assistissem à vitória rubro-negra. Para este domingo, contudo, a expectativa não é de casa cheia outra vez – uma hora antes do início da partida, apenas 16 mil ingressos haviam sido vendidos. Pouquíssimo para o aclamado “Clássico dos Milhões”, cujo passado conta a história de confrontos com mais de 100 mil presentes no antigo Maraca, o maior estádio do mundo por décadas.

VÍDEO: Fred teve muita inteligência para rebater Eurico e criticou a cartolagem

O maior público de Vasco x Flamengo aconteceu há quase 40 anos. Um mero jogo da fase de classificação do Campeonato Carioca, que valia a liderança, levou 174,7 mil pessoas ao Maracanã. Alguns torcedores subiram até mesmo nas marquises do estádio e, por cerca de três mil presentes, aquele clássico não bateu o Fla-Flu da final de 1963, até hoje o maior público pagante de um jogo entre clubes na história – em um total de 194 mil nas arquibancadas. O Clássico dos Milhões de 4 de abril de 1976 terminou em vitória rubro-negra: 3 a 1 no placar, com dois gols de Zico e um de Luisinho, enquanto Dé descontou.

Não existem vídeos daquele jogo na internet. Contudo, para recontar a história, resgatamos quatro trechos do Jornal do Brasil de 5 de abril: a chamada de capa; a crônica de João Saldanha; o comentário de Marcos de Castro (pai do grande jornalista Lúcio de Castro) sobre o público; e uma matéria que relata a análise do técnico Helmut Schön, campeão do mundo com a Alemanha em 1974, sobre a atuação de Zico. A lenda das Copas do Mundo estava no Maracanã e era apenas mais um na multidão.

capa1

capa2

capa4

capa3